TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAFETEC. RECURSOS HUMANOS

Tese: CAFETEC. RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 6

A CAFETEC está no mercado de comércio e prestação de serviços há quatorze anos. Em sua sede própria, oferece a logística de distribuição de produtos, showroon, departamento comercial, financeiro, marketing e assistência técnica. Atualmente possui mais de 800 clientes cadastrados.

No cenário atual, onde encontramos à nossa frente um mercado globalizado e extremamente competitivo, surge a necessidade de aplicação das melhores práticas dentro das organizações para conquistar espaço, e, conseqüentemente, fidelização do mercado. A CAFETEC, sempre atenta a essas necessidades, faz com que seus clientes sempre sejam bem atendidos e se surpreendam com o melhor do café. Quem já provou sabe da qualidade de seus produtos e conhece os vários serviços em que atua, como locação, vendas e assistência técnica de máquinas de café espresso. Com vários modelos de máquinas, insumos e cinco marcas de café - sendo uma própria - possui clientes que se multiplicam em milhares de aromas todos os dias.

Sabendo da importância de uma eficaz administração dos Recursos Materiais, Patrimoniais, Capitais, Humanos e Técnológicos, veremos o reflexo disto na organização escolhida, Cafetec.

1. RECURSOS HUMANOS

Com a necessidade que as empresas têm de aumentar a sua produtividade com qualidade e desenvolver estratégia, valorizar o capital humano tornou-se indispensável, mas a administração desse recurso não deve visar apenas contratar e demitir os seus colaboradores, e sim para alavancar o crescimento das organizações.

Este recurso é uma dos maiores riquezas que a empresa possui, pois sem os funcionários não existiria atividade alguma, tornando a empresa inútil. O gestor tem como responsabilidade elevar ao êxito a qualidade e produtividade de seus colaboradores, se preocupando com saúde, satisfação, auto-estima e capacitando-os. Os funcionários da empresa constituem, também, recursos, pois com seu conhecimento geram novas ideias, que são transformadas em novos produtos, novos métodos de trabalho, serviços cada vez mais adequados ao uso dos consumidores.

A CAFETEC conta com um quadro de sete funcionários, que se dividem em diferentes funções, como segue no organograma abaixo.

Silvio (Direção)

Cláudio (SPV Oficina) Anne (Comercial) Rosi (Assistente auxiliar)

Felipe e Miguel (Técnicos) Kelly (Aux. ADM) Thamiris (Recepcionista)

A CAFETEC investe muito na qualidade dos seus funcionários, lhes oferecendo cursos profissionalizantes, para assim saberem atuar em suas áreas com exatidão oferecendo um melhor desempenho para a empresa e seus consumidores.

2. RECURSOS TÉCNOLÓGICOS

A tecnologia é outro recurso que vem ganhando cada vez mais importância. Assim, tecnologias mais avançadas produzem um diferencial em relação às anteriores, normalmente traduzido em menores custos, ou outro diferencial que possa ser transformado em algum tipo de vantagem econômica, como maior lucro.

Ao se falar em tecnologia, em geral a associamos apenas a algo intangível incorporado a entidades concretas, a bens físicos, como máquinas, ferramentas e produtos químicos. Na realidade, a tecnologia abrange bem mais do que isso – ela é o corpo de conhecimentos com o qual a empresa conta para criar produtos ou serviços. Então, do mesmo modo que temos que gerenciar o fluxo de materiais, patrimônio, recursos humanos e de capital, temos de gerir o conhecimento dentro das empresas. Isso significa saber como ele é adquirido, como se aprimora e como é transmitido, aplicado e preservado.

Os recursos tecnológicos da empresa devem ser planejados, desenvolvidos, adquiridos e controlados, e ter ações sobre eles tomadas de acordo com informações geradas interna ou externamente à empresa.

Conhecendo os benefícios que a tecnologia traz para a organização, a CAFETEC passou a investir nisto e decidiu elaborar um site (http://cafetec.com.br/) para disponibilizar maior facilidade aos seus clientes. O site dispõe de todos os produtos, com imagens ilustrativas, o que ajuda o cliente a decidir qual produto adquirir sem precisar sair de seu estabelecimento/residência. Nele também consta a história da empresa, dos produtos, o que deixa bem nítido a qualidade da empresa e dos produtos comercializados. Em seguida, a CAFETEC também investiu em uma loja online, ou seja, os clientes conseguem fazer os pedidos dos produtos que desejam adquirir via internet, sem precisar se deslocar até a empresa.

Ainda preocupada com melhor gestão de seus recursos tecnológicos, fez um grande investimento adquirindo o Lyncis ERP, um sistema integrado que visa o controle e gerenciamento de todos os processos e operações da sua empresa. Na CAFETEC ele é utilizado na área administrativa, comercial e financeira, onde todos os clientes são cadastrados no ato da compra (exceto balcão). A partir desse cadastro a empresa consegue abrir o chamado para atendimento e faturar (emitir NF de venda). O controle financeiro se dá por baixa das duplicatas que são geradas ao faturar e baixadas após a liquidação do pagamento por parte dos clientes. No controle administrativo também entra o controle de estoque, uma vez que todos os produtos são cadastrados e passam por uma contagem diária. Através deste sistema podemos planejar a compra de novos produtos e insumos, ter o controle das atividades diárias dos técnicos da empresa (agenda do dia), compromissos a serem realizados e agendados e novas solicitações de clientes.

3. RECURSOS CAPITAIS / FINANCEIROS

Este recurso engloba todo o dinheiro da empresa, ou seja, a fonte para aquisição de todos os outros recursos.

Foi investido um valor inicial estimado de R$160.000,00 para a abertura da empresa, hoje, depois de investimentos na prestação de serviços, em sua infra-estrutura e valorização da região geográfica a qual está inserida, a mesma foi mensurada num valor de, em média, um milhão de reais. Atualmente o estoque da CAFETEC tem um valor estimado de R$ 30.000,00 em produtos variados, esse estoque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com