TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA ARTE GREGA E ARTE ROMANA

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

NOME DO ALUNO: Yanka Parra da Silva

RGM: 16409426                                                        

DISCIPLINA: Tópicos da História da Arte

NOME DO TUTOR: Margarete Farias

APII - CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA ARTE GREGA E ARTE ROMANA

ARTE GREGA

Começou com o estilo Arcaico, sob influência da civilização egípcia, como nas esculturas, por exemplo: kouros, figuras masculinas jovens, nus e rígidas, com ideal de beleza e kore, versão feminina, diferenciada pelo uso de vestes.

Aos poucos foi adotando estilo própria de acordo com a cultura e através de estudos do corpo humano, as esculturas começaram a ganhar vida, passando para o estilo Clássico, com obras mais naturais e flexíveis, utilizando o bronze para esculturas mais detalhadas. Já no último estilo, o Helenístico, com a representação do drama e sofrimento, mais teatral e sem o ideal de beleza.

Vasos também tinham utilidade artística com pinturas de cenas cotidianas, acontecimentos históricos, temas religiosos e mitológicos.

Na arquitetura, eram construídos templos para os deuses gregos e abrigar suas esculturas. Seguiam três ordens arquitetônicas: dórica, notada de simplicidade e de poucos detalhes, transmitindo sensação de firmeza com formas mais retangulares; jônica, com mais leveza e ornamentada, desenhos em formato de caracol nos capitéis e base circular; coríntia; mais utilizada no período helenístico pelo excesso de detalhes e com desenhos de folhas em seus capitéis.

ARTE ROMANA

Seguiu os modelos da arte grega, como o ideal de beleza; deuses e dos etruscos, os arcos e abóbadas. Assim como os gregos, desenvolveram estilo próprio: faziam cópias de rostos dos chefes da família quando faleciam; erguiam monumentos em homenagem aos governantes.

Usavam muros para esculpir, em relevo, gravando conquistas militares e pinturas com técnicas de afresco, feitas com gesso ainda úmido, retratando paisagens, pinturas populares e triunfais.

Em suas construções, usavam arcos e abóbadas herdadas dos etruscos, criando enormes espaços cobertos. Construíam edifícios públicos, casas, templos, aquedutos, mercados.

Seus templos, com escadaria na fachada, também abrigavam pessoas para ritos de adoração. Os teatros eram para dispersar o público, com lutas de gladiadores, escravos e animais selvagens.

Muitos edifícios romanos eram decorados com mosaicos feitos de peças de mármore, representando a fauna, cultura e cenas diárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com