TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA: QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Pesquisas Acadêmicas: CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA: QUALITATIVA E QUANTITATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  8.873 Visualizações

Página 1 de 3

A importância de conhecer os tipos de pesquisas existentes está na necessidade de definição dos instrumentos e procedimentos que um pesquisador precisa para utilizar no planejamento da sua investigação. O tipo de pesquisa categoriza a pesquisa na sua metodologia de estratégias investigativas. Mas é preciso que o pesquisador saiba usar os instrumentos adequados para encontrar respostas ao problema que ele tenha levantado. É na pesquisa que utilizaremos diferentes instrumentos para chegarmos a uma resposta mais precisa. O instrumento ideal deverá ser estipulado pelo pesquisador para se atingir os resultados ideais.

Existem formas de classificar as pesquisas, dependendo da natureza, da abordagem (assunto), do propósito (objetivo) e dos procedimentos efetuados para alcançar os dados (meio). Do ponto de vista da forma de abordagem do problema, as pesquisas se classificam em duas maneiras: Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa, que por sua vez tem como características:

Pesquisa Qualitativa: Esse tipo de análise tem por base conhecimentos teórico-empírico que permite atribuir-lhe cientificidade. Considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Bogdan (apud TRIVIÑOS, 1987) indica cinco características para o estudo qualitativo:

• Tem o ambiente natural como fonte direta dos dados e o pesquisador como instrumento-chave: tem como preocupação básica o mundo empírico em seu ambiente natural, sendo o pesquisador um elemento fundamental no processo de coleta de dados, não sendo possível a substituição por outra pessoa ou técnica, é ele quem observa, seleciona, interpreta e registra os comentários e as informações do mundo natural. Pra isso o pesquisador deve ter as seguintes habilidades: capacidade de ouvir, observar, disciplina, organização, paciência, abertura, flexibilidade e interação com os atores envolvidos na pesquisa.

• É descritiva: pois se preocupa com descrever os fenômenos. Assim, os resultados são expressos na forma de transcrição de entrevistas, narrativas, declarações, fotografia, desenhos, documentos, diários pessoais, dentre outras formas de coleta de dados e informações.

• Os pesquisadores estão preocupados com o processo: em conhecer como determinado fenômeno manifesta-se.

• Tendem a analisar seus dados indutivamente: isto significa que as abstrações são construídas a partir dos dados.

• O significado é a preocupação essencial: buscando compreender os fenômenos a partir do ponto de vista dos participantes.

Pesquisa Quantitativa: Considera o que pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisa-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, mediana, etc.). Assim, as pesquisas quantitativas utilizam uma amostra representativa. A primeira razão para escolher este método de pesquisa está no fato, por exemplo, em determinar o quanto uma população compartilha uma característica ou um grupo de caraterísticas.

É importante ressaltar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com