TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Qualitativa X Quantitativa

Monografias: Pesquisa Qualitativa X Quantitativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese do artigo “Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa:

Esta É a Questão?”

O artigo publicado pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, da Universidade de Brasília, faz uma abordagem sobre pesquisa qualitativa argumentando suas distinções entre pesquisa quantitativa e quais são as implicações na pesquisa ao optar por determinado método. Neste estudo, o autor faz uma ênfase na pesquisa qualitativa, seus critérios de qualidade, suas dificuldades em relação a hipóteses, coleta de dados e análise. Para isso, utiliza uma linguagem técnica de forma pouco esclarecedora, deixando algumas lacunas para leigos no assunto.

O que define a pesquisa qualitativa é o caráter exploratório, isto é, os indivíduos entrevistados são estimulados a pensar e podem dar sua opinião de forma livre sobre um determinado tema. Além de explorar aspectos subjetivos e que não estão explícitos. Uma de suas características são flexibilidade e adaptabilidade, para isso, leva em consideração que para cada pesquisa são necessários processos específicos que se adequem ao objeto de estudo. Em contrapartida, a pesquisa quantitativa é mais adequada para apurar informações explícitas, onde se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir o objetivo da pesquisa, ou seja, busca-se obter o máximo controle sobre o contexto estudado por meio de métodos padronizados.

No que diz respeito aos critérios fundamentais de qualidade que definem uma boa pesquisa, estão os fatores como objetividade, fidedignidade, validade, utilidade, economia do esforço, normatização e comparabilidade. Além de fazer uso destes critérios, somente o pesquisador será capaz de definir o melhor método de pesquisa para o objeto de estudo, pelo fato de que não há como generalizar um padrão mais adequado, tudo dependerá da abordagem em questão para conseguir resultados que satisfaçam a compreensão do problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com