TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Projeto de pesquisa: CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Entre os vários objetivos definidos para a disciplina de Desenho Técnico, importa salientar alguns que, pela sua importância programática e conteúdo operativo, se consideram estruturantes para o processo formativo do aluno de Engenharia.

A demonstração da contribuição que o conhecimento das potencialidades e limites da utilização do desenho enquanto ferramenta de apoio ao projeto é sem dúvida a mais relevante. Por outro lado, a diferenciação entre desenho de representação e desenho de concepção possibilitará a utilização desta ferramenta para situações tão diferentes como seja o acto de comunicar em obra ou de pensar e ainda de possibilitar a visualizar uma ideia. Por outro lado, pretende esta disciplina contribuir para que o aluno possa ganhar competências para avaliar de forma crítica o potencial que o recurso à utilização do desenho tem como ferramenta para o acto de projetar.

A possibilidade de visualização das ideias, a comunicação entre elementos das equipes de projeto e de obra, e com o cliente, constitui-se numa valia muito importante para o engenheiro, tanto na fase de projeto como na fase de obra. A possibilidade de recorrer à representação tridimensional facilita a comunicação e diálogo entre projetistas e restantes intervenientes no processo, mesmo com aqueles que não dominam a técnica de representação através do desenho.

“Desenhar é o processo ou técnica de representação de alguma coisa – um objeto, uma cena ou uma ideia – por meio de linhas, numa superfície”. Deste conceito infere-se que definir contornos é diferente de pintar ou de colorir superfícies. Já que o desenho apresenta geralmente uma natureza linear, ele pode incluir outros elementos pictóricos, como pontos e pinceladas, que também se podem interpretar como linhas. Qualquer que seja a forma do desenho representa o princípio com base no qual organizamos e expressamos pensamentos e percepções visuais. Portanto, devemos ver o desenho não só como expressão artística, mas também como ferramenta prática para formular e trabalhar questões de representação gráfica.

DESENHO TECNICO

O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia e também da arquitetura.

Utilizando-se de um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e indicações escritas normalizadas internacionalmente, o desenho técnico é definido como linguagem gráfica universal da engenharia e da arquitetura. Assim como a linguagem verbal escrita exige alfabetização, a execução e a interpretação da linguagem gráfica do desenho técnico exige treinamento específico, porque são utilizadas figuras planas (bidimensionais) para representar formas espaciais.

ESCRITA NORMALIZADA

Toda informação inscrita num desenho, sejam algarismos ou outros caracteres, deve ser apresentada em escrita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com