TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASAMENTO INDIANO - CERIMÔNIA

Artigo: CASAMENTO INDIANO - CERIMÔNIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 7

O Cerimonial do Casamento Indiano

Os casamentos na Índia obedecem às várias tradições, variando de acordo com a casta, a região, a cultura e os costumes das mais diversas etnias que compõem o mosaico indiano. Os pais buscam companheiros especiais para seus filhos, levando em conta a mesma religião ou casta das famílias. A aliança é arranjada depois que consultam os mais velhos da família e os astrólogos comparam horóscopos, castas, contexto familiar e social. Quando o casamento é arranjado, as duas famílias entram em uma relação mais profunda, de modo que, ao surgirem problemas na vida do novo casal, ambas as famílias trabalham juntas, para levá-lo a resolver os problemas.

Os casamentos costumam durar sete dias e são realmente um grande evento. Parece uma cerimônia cansativa para muitos, mas tem um valor imenso para os indianos. Na Índia as noivas não se casam de branco como no Brasil. Cores são sinônimos de ostentação e luxo entre os indianos, por isso tanto a roupa dos convidados como do casal deve ser repleta de cores e tecidos nobres, com alguns fios de ouro. No casamento tradicional brasileiro, joias são opcionais. Já no indiano, elas devem usar um mangalsutra, que é um colar com pedras pretas e fios de ouro, que promete trazer vida longa ao casamento e proteger as mulheres casadas e todos os casamentos hinduístas têm o mesmo costume.

Os convidados devem vestir um sari. Linhas do pescoço, saias curtas e ombros a mostra não são apropriados. Roupas muito curtas e apertadas não são opções práticas, uma vez que você pode precisar sentar-se de pernas cruzadas no chão. Roupas apropriadas para uma recepção são diferentes e podem incluir cores brilhantes e joias chiques. Branco e preto não são usados em casamentos Indianos. Branco é usado em funerais e preto indica luto. Como casamentos são eventos cerimoniosos e alegres, cores brilhantes são frequentemente empregadas. Deve-se evitar vestir vermelho brilhante, pois essa cor é usada somente pela noiva. Assim como convidadas em casamentos no Brasil evitam o branco para não ofuscar a noiva, o vermelho deve ser evitado em casamentos indianos pela mesma razão. Marrom e vermelho escuro são aceitáveis. É apropriado para os homens vestir um terno tradicional, mas eles podem também optar por usar um terno "Kurta", que consiste em uma calça indiana combinando com a camisa. Um lenço também é usado com o terno "Kurta’’.

O ritual inicia-se com o noivo saindo de casa rumo ao local do casamento. Atrás dele, o vice-noivo . O vice-noivo e a vice-noiva na cultura indiana representam as sombras do noivo e da noiva, respectivamente, e também passam por um processo de preparação para o casamento. Os indianos acreditam que o vice-noivo dá sorte ao noivo, além de dar apoio a ele durante a cerimônia. O noivo segue seu caminho para a casa da noiva acompanhado por um belo cortejo. Homens e mulheres da família dele vão atrás, muito contentes, acenando para as pessoas que estão em volta.

Na entrada do Sangeet, as mulheres recebem uma pulseira de flores ou pulseiras coloridas e os homens recebem um pano colorido para amarrar no punho. As mulheres também recebem uma cartela de bindhi (terceiro olho). Essas lembranças são distribuídas para alegrá-los e tornar a festa bem colorida.

O noivo colocará um anel de prata no dedo do pé da noiva e jurar fidelidade eterna ele colocará o pé direito sobre a pedra e em seguida a noiva fará o mesmo (colocando o pé direito sobre a pedra) e jurando que terá forças durante o casamento como uma rocha.

De mãos dadas, eles rodeiam o fogo sagrado por sete vezes, recitando o juramento. O número sete refere-se a Terra, o Sol, a Lua e aos quatro Planetas visíveis a olho nu.

Dentro dos rituais que são feitos, não pode faltar o ritual da entrada da noiva na casa do noivo (na verdade, na casa da família dos noivos, onde a esposa vai morar depois do casamento) quando ela derruba um pote com arroz na porta principal pra trazer boa sorte.

Outro ritual, é a troca de colares de flores pelos noivos, que representa a união. É muito comum também a lavagem dos pés do noivo pelo pai da noiva para que ele fique tão puro quanto a noiva.

Antes mesmo de todos entrarem no local onde será o casamento, escutam-se tambores de uma música alegre: é o noivo que está chegando. Vestido de branco, o noivo e sua família chegam dançando. Enquanto isso, a espera da noiva prova que a cerimônia indiana começa muito antes do que se imagina.

O casamento indiano começa um dia antes, quando a mão da noiva é pintada com desenhos de henna.

“É o chamado Mendhi, quando a henna é aplicada nos pés e nas mãos da noiva e de alguma outra mulher da família”, os desenhos em henna são feitos um dia antes, para que tenha tempo de secar até a cerimônia

No outro dia, os convidados entram no local da cerimônia junto com o noivo. A noiva entra depois, vestida com um sári vermelho decorado com fios de ouro, e ambos rumam para uma estrutura de quatro pilares que fica no meio do local do casamento. É como um coreto e representa uma casa para eles se casarem. O mais interessante sobre essa estrutura é que ela também existe em cerimônias judaicas, mas são chamadas de Chupah.

A cerimônia costuma ser mais longa que o comum de um casamento ocidental, ultrapassando os 90 minutos. Em boa parte da cerimônia os noivos ficam sentados um de frente para o outro e mantém contato visual o tempo inteiro.

Tão logo a cerimônia acaba, a noiva corre para trocar de roupa e o casal entra dançando uma música típica no salão. Quando a família se reúne a eles, a atmosfera atinge a alegria que um casamento tem que ter.

Um aspecto curioso das festas indianas é a comida típica. A comida é muito farta, com frutas secas, doces variados e pratos salgados da culinária indiana. Alguns exemplos são:

– Chole (grão de bico com condimentos);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com