TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO CONCRETO DIREITO EMPRESARIAL 1

Por:   •  28/3/2014  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  423 Visualizações

Caso Concreto 01

1.O novo código civil trouxe várias inovações no que diz respeito ao Direito Empresarial e seus princípios. Uma das principais alterações se refere à substituição de conceitos adotados anteriormente pela teoria dos “atos de comércio” que passam a ser regulados agora pela teoria “da empresa” instituída na Itália. Nesse sentido, com fulcro no novo Código Civil, defina e diferencie ‘empresa’ de ‘empresário’, trazendo as características de cada um.

R- Empresa: atividade econômica, exercida pelo empresário de forma organizada e profissional, para a produção ou para a circulação de bens e serviços.

Empresário: é quem organiza os fatores de produção e as atividades empresárias.

2.Questão Objetiva: Cláudio e Roberto, artistas plásticos, INSCRITOS no CNPJ, prestam serviços de restauração de obras de arte nas praças localizadas nas proximidades de seu bairro, cobrando quantias irrisórias pelos serviços prestados aos moradores da região. Esta sociedade não possui elemento de empresa, embora estes serviços sejam cobrados e os sócios, apesar de lucrarem muito pouco, vivem dos valores cobrados por suas restaurações. A atividade desenvolvida por eles, constitui, de acordo com o Código Civil:

a) Uma atividade empresária.

b) Uma sociedade simples.

c) Uma sociedade personificada simples.

d) Uma sociedade civil.

e) Uma associação.

R- Alternativa B, sociedade simples. Como na própria questão já diz “esta sociedade não possuiu elementos de empresa, porém seus serviços sejam cobrados e se obtém lucro...” definindo assim uma sociedade simples.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com