TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CATEGORIA TRABALHO E CARACTERÍSTICAS DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  29/4/2013  •  3.104 Palavras (13 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 TEMA......................................................................................................................01

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA.................................................................................02

3 OBJETIVOS...........................................................................................................03

4 JUSTIFICATIVA...................................................................................................04

5 HIPÓTESES............................................................................................................05

6 REVISÃO DA LITERATURA..............................................................................06

7 METODOLOGIA...................................................................................................07

8 BIBLIOGRAFIA....................................................................................................08

Faculdade de Administração, Ciências,

Educação e Letras – FACEL

– Instituto Alfa & Ômega

1. TEMA

A Motivação vista sobre as diversas teorias que a explicam, desde as antigas até as contemporâneas.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Muito se fala hoje em motivação no ambiente de trabalho, e dentre esse tema o que é muto discutido são os fatores motivacionais dentro das diversas teorias, desde a Taylorismo Clássico até as modernas teorias de administração e gestão de pessoas, levando-se em consideração o acumulo de conhecimento de outras áreas do conhecimento com especial crédito para a Psicologia.

Dentre as diversas Teorias Motivacionais temos inúmeras, tais como: a Teoria Bifatorial, X e Y, Teoria da Expectância, Hierarquia de necessidades de Abraham Maslow e ainda outras correlatas de Skinner, Bandura, Freud e Kurt Lewin.

Cabe destacar aqui que historicamente foi Abraham H. Maslow em 1951 o primeiro a se preocupar com a questão da Motivação e criou uma Teoria que foi inspiração, par muitos inclusive os contrários que leaboraram outras teorias.

Resumidamente Maslow buscou compreender o homem através da sua multidimensionalidade, ou seja, considerando a existência de inúmeras necessidades básicas, ido até as mais complexas, conforme se vê abaixo:

Figura 1: Pirâmide da necessidade de Maslow.

Passamos depois para muitas outras teorias que não passam pelas necessidades e sim por outros fatores, tais como a teoria Bifatorial de Herzberg que apresenta os fatores higiênicos e motivacionais. Herzberg apud Stoner e Freeman (1995, p.326) chegou à premissa de que “os fatores responsáveis pela satisfação são em geral desligados e distintos dos fatores da satisfação profissional”. Isto é quando explicamos a teoria da motivação baseada nas necessidades falamos de Maslow e quando se quer explicar a teoria fundamentada em comportamentos e atitudes, Herzberg é o que se ajusta a essa idéia.

Outro autor também se preocupou com a motivação, seu nome é McGregor, ele identificou dois conjuntos diferentes de suposições que os administradores fazem sobre seus subordinados. A visão tradicional, que diz que as pessoas têm uma aversão inerente a o trabalho; apesar de o verem como necessidades irão evitá-lo sempre que possível. E a teoria mais otimista que presume que o trabalho é tão natural quanto à diversão ou descanso, que as pessoas desejam trabalhar e que, sob as circunstâncias corretas, obtêm muita satisfação trabalhando. (STONER E FREEMAN, 1982)

Aqui exposto a Motivação como fonte de pesquisa, o presente projeto de pesquisa tem por finalidade averiguar no setor público, ou seja, na Prefeitura Muncipal de Pedro Canário - ES quais modelos motivacionais estão sendo empregado para com seus Servidores em provimento de cargos efetivos, contratados ou comissionados, excluindo-se os setores em que porventura haja contratação de terceirizados na mão de obra, apenas por questões metodológicas.

3. OBJETIVOS

3.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com