TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social na Assistência: O trabalho profissional do assistente social no CRAS

Por:   •  4/4/2018  •  Artigo  •  4.798 Palavras (20 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Disciplina:

Atuação do Serviço Social na Assistência: O trabalho profissional do assistente social no CRAS e Secretaria de Assistência Social no município de Belém.

Discente: Aline Viana Gonçalves

Orientadora:

Belém/PA, novembro/2017

Dedicatória

Agradecimentos

Agradeço a Deus que permitiu que tudo isso acontecesse e por tudo que me proporcionou e aos bons espíritos que me protegem e orientam.

Agradeço à minha família por todos os ensinamentos, apoio, solidariedade e cumplicidades demonstradas por todos esses anos, e aqui cito meu irmão Bruce Lee Porfirio em especial que tem sido durante minha vida o meu maior companheiro.

Agradeço aos/às meus/minhas amigos/as que contribuíram para a conclusão do meu trabalho com seus conselhos e suas experiências, bem como a compreensão pela minha ausência em alguns momentos, seria injusto aqui citar nomes correndo o risco de deixar algum de fora.

Agradeço aos amigos que fiz na faculdade, pelo convívio, pelas alegrias, pelo incentivo e pelos momentos de descontração.

Agradeço aqui em especial ao meu namorido Vinicius Horn de Jesus por toda dedicação, amor e companheirismo comigo durante esse processo, por não me deixar ficar triste ou desanimada, e ainda por me “emprestar” sua mãe, Eliane Horn minha sogra muito obrigada por ser esse ser tão iluminado, por ter sido tão amável e compreensiva neste momento.

Agradeço também ao meu sogro e meus/minhas cunhados/as todo o carinho destinado a mim.

Agradeço à minha querida professora, supervisora acadêmica e orientadora deste TCC, por seus ensinamentos ao longo das aulas de supervisão de estágio, que foi a partir dai que a admiração se iniciou e que só aumentou durante as orientações, por seus conselhos e por suas contribuições para a melhoria deste trabalho.

Por fim, agradeço a Universidade Federal de Santa Catarina, em especial ao Departamento de Serviço Social por proporcionar anos de aprendizado e a todos os professores que contribuíram para a minha formação profissional.

Os agradecimentos são sempre muito importantes, pois com eles demonstramos que não conseguimos construir caminhos sozinhos, e o quanto é necessário que estejamos juntos, seja lá como for.

Lista de Abreviaturas e Siglas

CAPS - Caixas de Aposentadoria e Pensões

Ceas - Centro de Estudos e Ação Social

CRAS - Centros de Referência de Assistência Social

IAPS - Institutos de Aposentadorias e Pensões

LBA - Legião Brasileira de Assistência  

LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social  

PNAS - Política Nacional de Assistência Social

SUAS - Sistema Único de Assistência Social

Sumário

Introdução

Desenvolvimento

1 O Serviço Social

2 O Serviço Social no Brasil: breve trajetória

3 A assistência Social e o Serviço Social

3.1 A Assistência Social no Brasil: breve trajetória

3.2 A PNAS e o SUAS: avanços e desafios

3.2 A atuação do assistente social na Assistência Social

4 A atuação do assistente social na Assistência Social no município de Belém

4.1 O cotidiano dos profissionais: conhecendo a prática profissional do Assistente Social no CRAS e na Secretaria de Assistência de Belém

Considerações finais

Atuação do Serviço Social na Assistência: O trabalho profissional do assistente social no CRAS e Secretaria de Assistência Social no município de Belém.

Aline Viana Gonçalves[1]

Resumo: Este trabalho discute os desafios da atuação profissional em Serviço Social, privilegiando a falas dos/as profissionais, fazendo uma reflexão sobre a atuação do serviço social na assistência, nas suas dimensões teórico metodológica, ético-política, explorando a precarização do trabalho na atualidade de seus reflexos no espaço sócio ocupacional do CRAS e da Secretaria de Assistência Social de Belém do Pará. Será feita entrevista com os profissionais do serviço social para que se possa compreender como são as condições de trabalho do Assistente Social nas referidas instituições. A construção deste trabalho levou em conta as principais discussões sobre a trajetória histórica do Serviço Social, as transformações no mundo do trabalho, bem como o resgate acerca da assistência social, tendo em vista a problemática central em compreender as possibilidades e limites da atuação do assistente social no que tange à efetivação e garantia de direitos sociais na área da assistência social no município Belém/Pá.  

Palavras chave: Serviço Social; atuação; assistente social.


Introdução

O assistente social é um dos profissionais requisitados a atuar na gestão das políticas públicas. Suas incumbências envolvem o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais que proporcionem o bem-estar e a integração do indivíduo na sociedade. As atividades do Assistente Social envolvem sempre a busca pelo fortalecimento das relações sociais, visando criação e implantação de políticas e programas que proporcionem mais condições de justiça e igualdade entre as pessoas. Nesse contexto, muitas são as áreas de atuação desse profissional. Neste estudo, a área será limitada num campo de atuação dos Centros de Referência de Assistência Social-CRAS e da Secretaria de Assistência Social.

Neste sentido, o procedimento metodológico deste trabalho teve duas grandes fases. Na primeira, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental em bibliotecas e endereços eletrônicos, no intuito de compor a parte teórica. A segunda parte tratou-se de uma pesquisa de campo, realizada através de entrevistas com os profissionais assistentes sociais dos CRAS e da Secretaria de Assistência Social do município de Belém, estado do Pará, no intuito de compreender os desafios expostos pelos profissionais entrevistados no que se refere à atuação do assistente social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (404.2 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com