TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças no mercado de trabalho de um assistente social

Artigo: Mudanças no mercado de trabalho de um assistente social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Artigo  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

O serviço social surgiu na década de 30, com o processo da industrialização e urbanização do país, por interesse da classe dominante, para manter necessidades básicas, mantendo controle sobre a população de operários incentivando o aumento da produtividade.

O serviço era feito por moças de família rica emergentes da igreja católica, enfocando questão de natureza moral e orientação conservadora.

A primeira grande instituição de assistência social será a Legião Brasileira de Assistência – LBA - que tem sua gênese marcada pela presença das mulheres e pelo patriotismo. Segundo Sposati (2004, p.19): Hoje, com a globalização excludente e desigual, o assistente continua administrando de uma forma macro o predomínio do capital financeiro, porém, as grandes empresas investem em ações filantrópicas em parcerias sociais – ONGs, iniciativa privada de todo país.

Segundo Iamamoto (pág. 123), O setor público tem sido o maior empregador de assistentes sócias, sendo a administração direta a que mais emprega, especialmente nas esferas estadual, seguida da municipal. O Estado tem reduzido o número de concurso público, entrando a terceirização de serviço, com falta de incentivo, redução salário, perda de direitos, etc. Podemos afirmar que o Assistente Social, teve êxito em ser reconhecido como profissional, porem a cada dia vê o seu reconhecimento sendo negado, fazendo com que profissional continue a atuar de maneira restrita a grandes interesses.

O mercado de trabalho do assistente social de várias maneiras: vem aumentando a atuação do serviço social na área de recursos humanos das empresas, na esfera da assessoria gerencial e na criação dos comportamentos produtivos favoráveis para a força de trabalho, também denominado “clima social”. Ampliam-se as demandas ao nível da atuação nos círculos de controle de qualidade total, todos voltados ao controle da qualidade, ao estímulo de uma maior aproximação da gerência aos trabalhadores do chão da fábrica, valorizando um discurso de chamamento à participação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com