TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CEMIG - ANÁLISE CRITICA CODIGO ETICA - APRESENTAÇÃO

Artigos Científicos: CEMIG - ANÁLISE CRITICA CODIGO ETICA - APRESENTAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 9

Energia Renovável: Biomassa

Resumo

O artigo apresenta uma análise sobre a Biomassa considerada método de produção de energia renovável e sustentável através da utilização de matérias orgânicas. Um dos meios mais utilizados na produção de energia é a combustão, queima desta matéria orgânica gerando força para mover turbinas de um gerador, este é um trabalho realizado principalmente pelas termelétricas. Devido as demais fontes para geração de energia, como a utilização de combustíveis fosseis, ser de origem limitada, a biomassa tem tomado a liderança em relação as demais quanto a inovação, sustentabilidade e fonte inesgotável de produção.

Palavras - chave: Reaproveitamento de resíduos, Combustão, Bioenergia, Fonte renovável.

1– Introdução

O mercado de produção de energia está passando por processos de inovação na geração desta para sustentação da demanda utilizada pelo país. O Brasil está em constante desenvolvimento e crescimento populacional, com isso é necessária a expansão do setor energético para que os métodos de geração futuros de energia, sejam os mais sustentáveis. De acordo com a EMBRAPA (2006) , o Brasil encontra-se na liderança com a produção da biomassa florestal (carvão vegetal e lenha) sendo estas mais utilizadas em indústrias siderúrgicas.

Deste modo, entraram em análise e discussão, vários métodos para inovação da geração de energia que fosse viável para produção e utilização para todas as regiões brasileiras. Métodos de produção de energia através de recursos naturais em que não houvesse prejuízos socioambientais e esta fonte fosse capaz de se regenerar, sendo assim, esta produção seria inesgotável. Segundo Valadares (2011) “Hoje, o Brasil é líder na produção de biocombustíveis. A liderança é devida à alta produtividade do etanol de cana-de-açúcar e crescente produção de biodiesel, combustível renovável derivado de óleos vegetais ou de gorduras animais”.

Tendo muitos recursos energéticos que são encontrados em grande quantidade na natureza além de ser uma energia limpa e que possibilita o reaproveitamento de resíduos, ela contribui para que gases tóxicos que seriam despejados na atmosfera degradando a camada de ozônio e aumentando o efeito estufa, sejam transformados em energia, diminuindo o uso dos combustíveis fósseis que são métodos de produção de energias não renováveis e poluidores. Conforme Aream (2008)

Do ponto de vista ambiental, a utilização da biomassa para fins energéticos é favorável à redução das emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa (dióxido de carbono e metano), verificando-se um ciclo fechado do carbono, uma vez que o dióxido carbono é absorvido no processo de fotossíntese aquando da regeneração da biomassa. Além disso, a biomassa contém, em geral, menos agentes poluentes, como o enxofre e os metais pesados, do que os combustíveis fósseis mais comuns.

Sendo a mais diversificada podendo obter energia desde a queima da madeira à de excrementos de animais, possibilita para que este tipo de geração de energia não seja dependente apenas de um determinado tipo de matéria prima e com sua praticidade para armazenamento e transporte a torna uma fonte mais viável que as demais.

Este artigo tem como objetivo apresentar os métodos de geração de energia através da biomassa, citando sua matéria-prima, reforçando as vantagens e desvantagens de sua produção, a fim de obter dados que comprovem seu crescimento na matriz energética brasileira.

As ferramentas de pesquisa utilizadas para desenvolver este artigo acadêmico foram sites governamentais como: Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA), EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Aneel (Agencia Nacional de Energia Elétrica) e publicações acadêmicas como teses, artigos, monografias e dissertações, publicadas por universidade como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a universidade de São Paulo (USP).

2– Biomassa

A biomassa é matéria prima renovável que se transforma em energia e em biocombustíveis. O óleo extraído de grãos pode geram biodiesel e bioquerosene de aviação e da cana-de-açúcar além de produzir o açúcar e o etanol, também se obtém energia elétrica.

Toda fonte de energia renovável produzida a partir de matérias biológicas, é considerada bioenergia. A biomassa energética pode ser agrícola, composta pela soja, a cana, o milho, a canola, a mamona, o pinhão manso, a palma de óleo, a macaúba entre outros e florestal, composta por florestas plantadas. Em cada uma dessas categorias, existem os resíduos que serão utilizados na produção de energia, conforme dados da ANEEL (2012) :

A biomassa é obtida pelo processamento dos resíduos dessas culturas. Assim, do milho é possível utilizar, como matéria-prima para energéticos, sabugo, colmo, folha e palha. Da soja e arroz, os resíduos que permanecem no campo, tratados como palha. Na cana de açúcar, o bagaço, a palha e o vinhoto.

FIGURA 1: Obtenção de energia com a queima do bagaço da cana-de-açúcar.

Fonte: http://blogatti1967.blogspot.com.br/2013/01/usina-termeletrica-abastecida-por.html

A cana-de-açúcar, após ser colhida, entra em um processo em que diversos produtos são obtidos como açúcar, etanol e bioeletricidade. Conforme Bernardes (2012), “bagaço de cana-de-açúcar pode ser aproveitado pelas usinas de açúcar e etanol para produzir eletricidade em uma central termelétrica com turbinas a vapor”. Com a queima do bagaço da cana, obtêm-se o aquecimento da agua e geração de vapor. Este se propaga em alta temperatura e pressão e entra em um estágio chamado turbina de alta pressão acionando o eixo. Com a energia cinética, o rotor é acionado e este estando acoplado ao gerador, aciona-o, produzindo então a energia elétrica e esta é usada inicialmente para manter a própria usina e a outra porcentagem dela é vendida e incorporada ao sistema de distribuição de energia elétrica no Brasil.

Conforme Diretrizes de Política de Agroenergia (2005, p.06):

O Brasil encontra-se em situação privilegiada por situar-se, predominantemente, na faixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com