TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deveres do Assistente Social Diante Código Ética e do Meio Ambiente

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO: PINDAMONHANGABA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL

Leitura e Produção de Texto

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Tecnologia da Informação e da Comunicação

NOME DO ACADÊMICO (A): MARCIA APARECIDA DA SILVA RUFINO

RA: 8378842586

TUTORA EaD: DÉBORA GERALDI

PINDAMONHANGABA

2014

SUMÁRIO

Introdução...........................................................................................................3

Justificativa.........................................................................................................4

Continuação justificativa....................................................................................5

Objetivos...............................................................................................................6

Resultados esperados.........................................................................................7

Referências...........................................................................................................8

INTRODUÇÃO

Analisando o trabalho do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) que é uma unidade estatal pública que trabalha em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, e atendimento as famílias.

Há uma lacuna quanto a disponibilidade de recursos informacionais digitais para as ações do CRAS, e para atender a grande lista de dados e dar respostas as demandas é preciso uma otimização das rotinas administrativas e burocráticas, qualificação dos profissionais formando uma comunidade ativa de usuários e dar suporte ao trabalho social com famílias.

Como sugere um dos princípios éticos para os trabalhadores da Assistência Social da NOB-RH/SUAS (2011) (Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social)

Contribuição para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados (pag. 25); A eficiência, portanto esta relacionada à escolha e ao uso dos melhores meios para alcançar os diretos dos usuários do SUAS (pag. 89)

Para gerar informações para ações do PAIF ( proteção e atendimento integral a família) junto ao CRAS sugere-se programas computacionais simples, como Excel (Microsoft) ou Calc open office) e com a utilização dos Softwares livres que oferecem a liberdade de executar, copiar e distribuir, e a ampliação de acesso e controle social as informações manipuladas pelo CRAS, esta disponível para os sistemas Linux, Windows ou Macos este software é livre para ser utilizado pela equipe do CRAS e possui modelos de arquivos (planilhas, materiais publicitários, programas instaladores dos pacotes de escritórios open office e libre office podem ser adquiridos via internet ( http:/ pt.br.libreoffice.org) sugerindo que a Prefeitura Municipal fique responsável para  o envio de um técnico de informática para fazer apresentação do projeto e dar suporte.    

JUSTIFICATIVA

As mudanças no mercado de trabalho em decorrência das tecnologias da informação modificam e reconfiguram o processo de reprodução das forças de trabalho, e como uma avalanche engole aqueles que não se adaptam a essas mudanças.

Com relação ao Serviço Social, as tecnologias de informação apresentam-se como ferramentas que surgem para auxiliar os processos de trabalho do assistente social, seus efeitos podem proporcionar ganhos em termos de economia de tempo e recursos.

Muitos profissionais indicam a existência em seus locais de trabalho processos de informatização precárias em fase de implantação, evidenciando apenas tentativas ou intenções de incorporação aos recursos tecnológicos.

O envolvimento dos profissionais com o processo de aplicação dos recursos tecnológicos deve ser tratado como um fator de grande relevância, é importante identificar se os profissionais vêm tendo alguma participação ativa neste processo ou costumam ficar aguardando que outros sujeitos o definam e o conduzam.

Um dos principais fatores no processo de incorporações dos recursos tecnológicos ao trabalho do assistente social é referente a formação profissional, há uma ausência nessa área, seja no âmbito de graduação ou pós-graduação, e quando esse tema aparece apresenta-se de forma superficial e reduzida a oficinas, tópicos ou laboratórios.

A relação dos profissionais do Serviço Social com os recursos tecnológicos e seu uso ético para acelerar o processo de democratização de nossa sociedade tem sido pouco discutido em salas de aula como componente essencial da formação profissional.

A realidade é bem clara em relação ao enfrentamento do assistente social diante das demandas advindas das questões sociais, como as famílias atendidas pelo CRAS que tem necessidades da utilização de recursos de informática em favor da agilidade burocrática e é preciso reforçar a importância dos trabalhadores da assistência social.

Portanto o trabalho realizado através do CRAS, para atender o grande número de famílias, monitorar lista de dados e obter respostas a grandes rotinas administrativas e burocráticas e na qualificação dos profissionais é preciso colocar em prática o projeto sugerido que tem como prioridade auxiliar no acompanhamento das famílias que vivem em vulnerabilidade e risco social, sendo assim melhores atendidas e acompanhadas.

Com as ações do PAIF (proteção e atendimento integral a família) serviço que é oferecido no CRAS, este projeto mostra a importância de se utilizar a implantação de planilhas eletrônicas no suporte do PAIF, que são programas simples, como editores de texto, mas existem outros recursos que facilitariam o trabalho diário do CRAS como malas diretas, listas filtradas ou classificadas, importação de planilhas da rede SUAS (sistema único de assistência social) e também como sugere o projeto um profissional qualificado na área de informática para orientar e apresentar o projeto, e dar suporte para treinamentos dos profissionais, viabilizando o projeto para melhorar o trabalho do assistente social junto ao CRAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (103.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com