TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL

Por:   •  9/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.927 Palavras (12 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS BOMBEIRO MILITAR

BRICIO VIEIRA ALMEIDA

PAULO CÉSAR COELHO PEREIRA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA COMO FERRAMENTA SOCIOEDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS NO ESTADO DO MARANHÃO.

São Luís

2015

BRICIO VIEIRA ALMEIDA

PAULO CÉSAR COÊLHO PEREIRA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA COMO FERRAMENTA SOCIOEDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS NO ESTADO DO MARANHÃO.

São Luís

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................ 4

2 JUSTIFICATIVA...................................................................................... 6

3 OBJETIVOS............................................................................................ 7

3.1 Objetivo Geral........................................................................................ 7

3.2 Objetivos Específicos........................................................................... 7

4 METODOLOGIA...................................................................................... 8

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................................. 9

6 CRONOGRAMA...................................................................................... 5

REFERÊNCIAS....................................................................................... 6

1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa retrata a importância da implantação de uma ferramenta interativa que poderá educar e divulgar o trabalho do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão acerca da prevenção de acidentes domésticos, bem como a imagem da Instituição junto à sociedade.

Culturalmente os acidentes são percebidos como situações inevitáveis, não desejadas pelas pessoas e até acreditamos que nunca acontecerão conosco. Entretanto, quando enfrentamos um acidente e refletimos sobre a maneira como este aconteceu, podemos descobrir que poderia ter sido evitado, se fossem tomados certos procedimentos considerados básicos.

Hodiernamente, os pesquisadores sociais vêm colocando em discussão a "acidentalidade" das ocorrências envolvendo, principalmente, crianças e idosos, pois os acidentes não são tão inevitáveis como possam parecer e nem tão acidentais, sendo, portanto, na sua grande maioria, passíveis de serem prevenidos. A prevenção consiste em antecipar os acontecimentos evitando que algum dano aconteça, mediante o exercício de cuidados físicos, materiais, emocionais e, sobretudo sociais, motivo pelo qual as precauções se fazem necessárias, devendo ser compreendidas e praticadas pelas famílias.

Com supedâneo no pressuposto anterior, vários autores buscam fomentar a promoção do desenvolvimento humano, favorecer o contexto social e ambiental, além de reforçar os fatores de proteção e de educação fundamentais no contexto do acidente doméstico, haja vista que tais casos afetam de maneira altamente negativa as populações de modo global, não podendo deixar de referir, as repercussões familiares e sociais que essas situações acarretam.

A família é a principal responsável por promover a saúde e o bem-estar de todos ao seu redor, desempenhando proteção, segurança, e, muitas vezes, são surpreendidos com as ocorrências que se dão sob sua responsabilidade, se fragilizando frente a esta situação. Portanto, é notória a presença da família para que esses casos possam ser reduzidos ou até extintos, e seus indivíduos vivenciem um processo de amadurecimento sem a real necessidade de experimentar situações desagradáveis.

A publicidade pode ser entendida como uma arte de convencer e persuadir, além de um processo de comunicação que propaga a informação através de diferentes meios, entre eles a internet, rádio, TV. É um importante instrumento informativo de comunicação impessoal de longo alcance, pois seus meios estão direcionados a várias pessoas ao mesmo tempo.

A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi um estudo exploratório com coleta de dados bibliográficos retirados de livros, artigos científicos, monografias, retirada de dados junto ao CIOPS e pesquisa de campo através de entrevistas e questionários que ao serem analisados possam contribuir para uma melhor divulgação de prevenção de acidentes domésticos no Estado do Maranhão.

O objetivo geral do presente trabalho é educar o público sobre a prevenção no dia-a-dia contra acidentes domésticos e incêndios residenciais, mesmo que de forma básica, junto a algumas situações de socorro que envolva, tanto os seus familiares, habitantes do mesmo ambiente, quanto qualquer cidadão que necessite de uma primeira resposta em uma situação adversa a sua saúde. É de fundamental importância a conscientização de que no local em que há uma incidência maior de riscos, é imprescindível uma ou mais pessoas portadoras dos conhecimentos (GLP, cuidados com idosos e crianças, primeiros socorros ou manuseio de extintores) necessários para uma primeira intervenção básica, que pode ser adquiridos através do uso da publicidade e da propaganda.

A publicidade e a propaganda como ferramenta educativa é de suma importância, pois, através dela torna-se possível expandir e divulgar dicas e/ou instruções importantes acerca de evitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (203.8 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com