TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CHEF PAUL BOCUSE

Trabalho Escolar: CHEF PAUL BOCUSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 3

A VIDA PESSOA E PROFISSIONAL DE PAUL BOCUSE

Paul Bocuse, chef francês e fundador da cozinha nouvelle, nasceu em 11 de fevereiro de 1926 em Collonges-au-Mont-d'Or, dez quilômetros para o norte de Lyon, na região de Ródano-Alpes. Filho de Georges e Irma Bocuse, uma corrida de chefs com tradição desde o século XVII.

Em 1942, aos 16 anos, Paul entrou no restaurante do Soierie de Lyon, como aprendiz de Claude Maret. Com ele, aprendeu os mistérios do abate e o mercado negro, necessários durante a segunda guerra mundial.

Em 1944, aos 18 anos, alistou-se voluntariamente na resistência do General Charles De Gaulle. Nesse período, alistou-se a 1ª Brigada livre. Ferido em Alsácia, juntou-se aos americanos, e participou do desfile do Victoria, em Paris, em 1945. Em seu retorno à Lyon continuou seu aprendizado com o braseiro Eugénie. Além de cozinhar, trabalhou também de jardineiro.

Na década de 1950, Paulo Bocuse trabalhou no pretigioso restaurante place de la madeleine, em Paris, com Gaston Richard. Ambos construíram uma sólida amizade entre si e com os irmãos Troisgros, Pierre e jean. Os amigos fundaram o restaurante La Pyramide em Vienne, perto de Lyon, onde aprenderam os requintes culinários dos chefs Fernand Point e Paul Mercier.

Em 1961, Paul Bocuse foi eleito o melhor chef francês e obteve a sua primeira estrela Michelin. No 1962, conquistou a segunda estrela Michelin e, em 1965, foi consagrado com a terceira, coroando, assim, o seu trabalho como grande chef.

Em 1975, ele ganhou a Legião de honra das mãos do então presidente Valéry Giscard d’Estaign no palácio do Eliseu. Nessa ocasião, Paulo Bocuse apresenta a criação de sua famosa “sopa com trufas Valery Giscard d’Estaign”.

Em 1987, Pau criou o mundo culinário de concurso Bocuse d’or e, em 1989, Gault-Millau nomeou-o “Chef do século”, considerado também o “Papa da cozinha”.

Daniel Druet faz a escultura de Paul, em 1995, tornando-o o primeiro Chef a ter sua estátua no Museu Grevin de Paris.

Já no século XXI, em 30 de março de 2010, Paul Bocuse foi nomeado chefe do século pelo Culinary Institute of America, a escola de culinária mais importante dos Estados Unidos. O foco de seu trabalho está basicamente na qualidade e frescor dos ingredientes, na precisão do preparo e na simplicidade da apresentação dos pratos.

Até hoje continua sendo considerado uma lenda ao lado de outros grandes chefs das principais cozinhas mundiais.

Paul Bocuse, chamado no meio da culinária francesa de M. Paul, revolucionou a culinária francesa apresentando pratos mais leves e mais bonitos, preparados sempre com produtos frescos. Seu grande mestre foi Fernand Point, com quem trabalhou no início da carreira e aprendeu a usar o melhor produto possível para ressaltar o sabor natural dos alimentos. A decoração de seus pratos é inspirada no minimalismo japonês.

Bocuse mudou a história da alta cozinha. Mostrou como transformar o talento na cozinha em um império gastronômico, com inúmeros restaurantes, escolas e produtos. Devido ao seu grande carisma e vocação natural para o marketing, ele eternizou a imagem do chef como é vista hoje.

Considerado o mais famoso e midiático chef do mundo, Paul Bocuse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com