TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico da China

Tese: Desenvolvimento Econômico da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  Tese  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 9

Desenvolvimento Econômico da China

Desde os anos 1970 a China passou de um sistema fechado, centralmente planificada para uma mais orientada para o mercado que desempenha um papel importante a nível mundial - em 2010 a China se tornou o maior exportador do mundo. As reformas começaram com a eliminação progressiva da agricultura coletivizada, e expandido para incluir a liberalização gradual dos preços, a descentralização fiscal, maior autonomia para empresas estatais, a criação de um sistema bancário diversificado, o desenvolvimento dos mercados de ações, crescimento rápido do setor privado, e de abertura ao comércio exterior e investimento.

A China tem implementado reformas de forma gradual. Nos últimos anos, a China renovou o seu apoio para as empresas estatais em setores que considera importantes para a "segurança econômica". Depois de manter sua moeda fortemente ligada ao dólar dos EUA durante anos, em julho de 2005, a China reavaliada sua moeda em 2,1% contra o dólar dos EUA e se mudou para um sistema de taxa de câmbio que faz referência a uma cesta de moedas. A partir de meados de 2005 a final de 2008, valorização acumulada do renminbi contra o dólar dos EUA era mais de 20%, mas a taxa de câmbio manteve-se praticamente atrelado ao dólar desde o início da crise financeira global até Junho de 2010, quando Pequim permitiu a retomada de uma gradual apreciação. 

O PIB da China

A reestruturação da economia e ganhos de eficiência resultante contribuíram para um aumento de dez vezes mais do que no PIB desde 1978. Medido numa base de paridade poder de compra (PPP), que ajusta as diferenças de preços, na China em 2010 manteve-se como a segunda maior economia do mundo após os EUA, tendo ultrapassado o Japão em 2001.

O governo chinês enfrenta numerosos desafios econômicos, incluindo: (a) reduzir a sua alta taxa de poupança doméstica e, correspondentemente, baixa demanda interna, (b) sustentar o crescimento do emprego adequado para dezenas de milhões de migrantes e os novos operadores no mercado de trabalho; (c) redução corrupção e outros crimes econômicos, e (d) contendo os danos ambientais e conflitos sociais relacionados com a rápida transformação da economia. 

O desenvolvimento econômico tem progredido mais nas províncias costeiras do que no interior, e até 2011 mais de 250 milhões de trabalhadores migrantes e seus dependentes mudou-se para áreas urbanas em busca de trabalho. Uma consequência da política de controle populacional é que a China é hoje um dos países mais rapidamente do envelhecimento no mundo. A deterioração do ambiente - nomeadamente a poluição do ar, erosão do solo e a queda constante do lençol freático, especialmente no Norte - é outro problema a longo prazo. China continua a perder terra arável devido à erosão e ao desenvolvimento econômico. O governo chinês pretende aumentar a capacidade de produção de energia de outras fontes de carvão e petróleo, com foco em desenvolvimento de energia nuclear e alternativa. 

Em 2010-11, a China enfrentou uma inflação elevada, resultando em grande parte de seu programa de estímulo alimentada pelo crédito. Algumas medidas de aperto parecem ter a inflação controlada, mas o crescimento do PIB desacelerou para perto consequentemente 9% para 2011. Uma desaceleração econômica na Europa está prevista para arrastar ainda mais o crescimento chinês se movendo em 2012. Excesso de dívida a partir do programa de estímulo, especialmente entre os governos locais, e uma propriedade de preços bolha fabricantes desafio de política atualmente. O plano do governo de cinco anos, adaptada em Março de 2011, enfatiza as reformas econômicas e da necessidade de aumentar o consumo doméstico a fim de tornar a economia menos dependente das exportações no futuro. No entanto, a China fez apenas progressos marginais em direção a esses objetivos de reequilíbrio.

PIB - per capita (PPP): | |

8,4 mil dólares (2011 est) |

População abaixo da linha da pobreza: | |

13,4% nota: em 2011, a China estabeleceu um novo limiar de pobreza em RMB 2300 (cerca de EUA $ 363, este novo padrão é significativamente maior do que a linha definida em 2009, e como resultado, 128 milhões de chineses agora são considerados abaixo da linha da pobreza (2011). |

Índice de Desenvolvimento Humano – IDH

Esta é uma lista de países ordenada por Índice de Desenvolvimento Humano, o Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida comparativa e riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores para os diversos países do mundo. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente bem-estar infantil. É usado para distinguir se o país é desenvolvido, em desenvolvimento ou subdesenvolvido, e para medir igualmente o impacto de políticas econômicas na qualidade de vida. O índice foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq e pelo economista indiano Amarty Sen.

A China foi o país cujo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais cresceu desde 1980 (primeiro ano para o qual o índice foi calculado na última atualização do IDH).

Essa melhoria se deu por conta do intenso crescimento econômico do país, que teve efeitos principalmente no aumento da renda per capita, um dos fatores para o cálculo do IDH. O Egito também apresentou o mesmo aumento no índice, com melhorias na área da saúde e educação mais expressivas, mesmo sem desenvolvimento econômico comparável ao da China.

No caso chinês, o crescimento se deu de forma mais intensa, concentrado no período pós 1990. O país saiu de um IDH de 0,607 em 1990 para 0,762 em 2006, a maior evolução dentre todos os países nesse período. Porém, mesmo com o forte desempenho, a China não conseguiu traduzir todo o crescimento econômico em ganho em todas as áreas. “Dentre os 18 países que mais rápido conseguiram aumentar o valor de seu IDH desde 1980, há apenas dois casos, China e Vietnã, em que o crescimento econômico foi maior que o desenvolvimento humano como um todo”, afirma o relatório do PNUD.

Além disso, o desenvolvimento chinês foi intenso, mas se deu de forma desigual. O relatório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com