TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIDADE AMERICANA

Tese: CIDADE AMERICANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Tese  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

A Região do Pólo Têxtil (RPT) é o maior pólo da indústria têxtil e de confecção do Brasil, responsável por 85% da produção nacional de tecidos planos de fibras artificiais e sintéticas .Está localizada do leste do estado de São Paulo, mais especificamente na Região Metropolitana de Campinas e compreende os municípios de Americana, Santa Bárbara d'Oeste,Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia, tendo Americana como sua sede.

CIDADE DE AMERICANA

Localizada na Região Metropolitana de Campinas, Americana é hoje um importante foco de investimento nacional e internacional. Com um parque industrial diversificado onde predominam a média e pequena empresa, destaca-se o setor têxtil. Americana é o maior pólo de tecidos planos de fibras artificiais e sintéticas da América Latina. Possuindo mais de 430 indústrias têxteis (fiações, tecelagens, tinturarias e estamparias), além de diversos produtores de matéria-prima e centenas de confecções. Entre os tecidos planos de fibras artificiais e sintéticas destacamos os tecidos para moda feminina, camisaria, decoração, industriais, cama e mesa.

Apesar da grande presença têxtil, o município se destaca nas áreas de metalurgia, borracha-produção de pneus, alimentícia, sucos naturais e plásticos. Existem registradas no município 1.684 indústrias de todos os ramos e portes. O município ainda possui 12.823 empresas de serviços e um grande número de profissionais autonômos que atendem desde a área de informática até a de instalações industriais.

Segundo os dados obtidos no IBGE a cidade de Americana apresenta:

PIB per capita a preços correntes 29.850,41 Mil reais

PIB a preços correntes 6.126.171 Mil reais

População estimada 214.873 Pessoas

Classificação Nacional Industrial de Americana

ANO NACIONAL ESTADUAL

2000 3º 2º

2005 14° 14º

2006 23º 23º

2007 22º 21º

Fonte: FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

CIDADE DE SUMARÉ

A mais rica região administrativa do Estado de São Paulo. Responsável por 27% da receita do comércio do Estado de São Paulo. Sua população estimada em 2009 era de 241.077 habitantes. Ocupa uma área de 153,44 km². A cidade é a segunda maior da Região Metropolitana de Campinas, ficando atrás apenas de Campinas. É o segundo pólo de consumo do Brasil. E é o terceiro maior pólo industrial do Brasil (inferior a Gde. São Paulo e Rio de Janeiro).

Segundo os dados obtidos no IBGE a cidade de Sumaré apresenta:

PIB per capita a preços correntes 28.629,39 Reais

PIB a preços correntes 690188 Mil reais

População estimada 241.311 Pessoas

Responsável por 27% da receita do comércio do Estado de São Paulo. Sua população estimada em 2009 era de 241.077 habitantes. Ocupa uma área de 153,44 km². A cidade é a segunda maior da Região Metropolitana de Campinas, ficando atrás apenas de Campinas.

Considerado pelo IBGE como Município de Grande Atividade Econômica, predominantemente industrial operando principalmente os setores automotivos, metal-mecânica, plásticos e borracha, e químico. No setor agrícola, expressiva produção de cana-de-açúcar, tomate (segundo produtor nacional) e batata inglesa. Os segmentos de comércio e de prestação de serviços encontram-se em franco crescimento, com destaque recente para o setor de armazenagem e transportes, instalação de hotéis, magazines, escolas etc. Sendo hoje o segundo mercado consumidor entre as 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas.

O Município é considerado um município Industrial. Na agricultura o seu forte é a produção de tomate, que exporta para os países do Mercosul.

CIDADE DE SANTA BÁRBARA D’OESTE

Santa Bárbara d’Oeste é hoje uma cidade com economia diversificada, fruto do planejamento e da busca de melhor qualidade de vida para a população. A antiga “Pérola Açucareira” deixa para trás a vocação essencialmente agrícola e modernos parques industriais vão se formando em seus novos distritos. Ao mesmo tempo, um comércio cada vez mais representativo vai ocupando espaço e contribuindo para a transformação social e econômica da cidade.

Segundo os dados obtidos no IBGE a cidade de Santa Bárbara D’Oeste apresenta:

PIB per capita a preços correntes 16.434,47 Reais

PIB a preços correntes 3.115.531 Mil reais

População estimada 180.009 Pessoas

Durante muito tempo a cana foi o principal produto das terras barbarenses, sendo ainda hoje sua maior referência agrícola, abastecendo usinas da região. Mas a cidade conta também com empresas de grande porte, algumas das quais estão entre as maiores do Estado em suas respectivas áreas de atuação. Seus mais de 187 mil habitantes (estimativa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulgada no início de setembro de 2008) vivem em um município que está entre os que mais geram novas vagas de emprego em São Paulo.

CIDADE DE HORTOLÂNDIA

A cidade é um pólo químico/farmacológico, e está se tornando um pólo tecnológico com empresas de parâmetro tecnológico altamente avançado. O município é o 7º mais rico da Região Metropolitana de Campinas e o 101º mais rico do Brasil.

Segundo os dados obtidos no IBGE a cidade de Hortolândia apresenta:

PIB per capita a preços correntes 23.588,03 Reais

PIB a preços correntes Faltou essa eu nãao consegui achar

População estimada 192.692 Pessoa

A partir dos anos 1970 com a interiorização da indústria paulista, foi quando se deu o crescimento econômico da Cidade de Hortolândia, por sua inserção na região de Campinas, que se constituiu em forte pólo tanto industrial quanto agrícola, possuindo uma estrutura diferente das outras regiões metropolitanas brasileiras. Desse ponto de vista, Hortolândia tem uma localização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com