TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINESIOLOGIA E BIOMECANICA

Ensaios: CINESIOLOGIA E BIOMECANICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  1.111 Visualizações

Página 1 de 6

1) Para cada plano de movimento temos um eixo perpendicular a ele. Diante disso, identifique o plano e o eixo correspondente aos movimentos de: flexão/extensão, adução/abdução e rotação lateral/rotação medial.

Flexão/extensão: Perpendicular ao plano sagital, eixo látero-lateral.

Adução/abdução: Perpendicular ao plano frontal, eixo antero-posterior.

Rotação lateral/rotação medial: Perpendicular ao plano transversal, eixo longitudinal.

2) Como são classificadas as articulações, considerando os graus de liberdade de movimento? Explique e exemplifique.

Articulação Monoaxial: Quando uma articulação realiza movimentos apenas em torno de um eixo (1 grau de liberdade). As articulações que só permitem a flexão e extensão, como a do cotovelo, são monoaxiais.

Há duas variedades nas quais o movimento é uniaxial: Gínglimo ou Articulação em Dobradiça: as superfícies articulares permitem movimento em um só plano. As articulações são mantidas por fortes ligamentos colaterais. Exemplos: Articulações interfalangeanas e articulação úmero-ulnar.

Trocóide ou Articulação em Pivô: Quando o movimento é exclusivamente de rotação. A articulação é formada por um processo em forma de pivô rodando dentro de um anel ou um anel sobre um pivô.

Exemplos: Articulação rádio-ulnar proximal e atlanto-axial.

Articulção Biaxial: Quando uma articulação realiza movimentos em torno de dois eixos (2 graus de liberdade). As articulações que realizam extensão, flexão, adução e abdução, como a rádio-cárpica (articulação do punho) são biaxiais. Há duas variedades de articulações biaxiais:Articulação Condilar: Nesse tipo de articulação, uma superfície articular ovóide ou condilar é recebida em uma cavidade elíptica de modo a permitir os movimentos de flexão e extensão, adução e abdução e circundução, ou seja, todos os movimentos articulares, menos rotação axial. Exemplo: Articulação do pulso.

Articulação Selar: Nestas articulações as faces ósseas são reciprocamente côncavo-convexas. Permitem os mesmos movimentos das articulações condilares. Exemplo: Carpometatársicas do polegar.

Articulação Triaxial: Quando uma articulação realiza movimentos em torno de três eixos (3 graus de liberdade). As articulações que além de flexão, extensão, abdução e adução, permitem também a rotação, são ditas triaxiais, cujos exemplos típicos são as articulações do ombro e do quadril. Há uma variedade onde o movimento é poliaxial, chamada articulação esferóide ou enartrose. Articulação Esferóide ou Enartrose: É uma forma de articulação na qual o osso distal é capaz de movimentar-se em torno de vários eixos, que tem um centro comum. Exemplos: Articulações do quadril e ombro.

Articulção Anaxial: articulações sem eixo de movimento em que ocorrem, apenas, movimentos de deslizamento: entre ossos do carpo, sacroilíaca, acromioclavicular.

3) Defina: força de compressão, força de tração, força de cisalhamento, força de torção e força de flexão.

Força de compressão: pressiona as estruturas.

Força de tração: alonga as estruturas.

Força de cisalhamento: comprime e desliza as estruturas.

Força de torção: ocorre força rotativa.

Força de flexão: ocorre o curvamento das estruturas.

4) Como são classificadas as alavancas? Explique. Elabore um texto, pontuando suas ideias de acordo com as respostas dadas.

Alavanca de primeira classe: Também é conhecida como interfixa. A força e a resistência estão em lados opostos ao eixo e, também podemos dizer, que o eixo está entre a força e a resistência. A força e a resistência estão em lados opostos ao eixo e, também podemos dizer, que o eixo está entre a força e a resistência. Um exemplo típico é a gangorra de um parque de diversões. No corpo humano, ao considerarmos a ação simultânea de músculos agonistas e antagonistas agindo nos lados opostos de uma articulação, cria-se uma alavanca de primeira classe, que, geralmente, age para gerar equilíbrio, como no caso dos músculos posteriores do pescoço mantendo o equilíbrio da cabeça.

Alavanca de segunda classe: Também é conhecida como inter-resistente. permite uma

vantagem de força tal que possibilita que grandes pesos sejam suportados ou movidos por uma força menor. Nessa alavanca, a força e a resistência agem do mesmo lado, sendo que a resistência age entre o apoio e a força, como, por exemplo, um pé de cabra ou um carrinho de mão. Hamill e Knutzen (1999) citam que poucos são os exemplos desse tipo de alavanca no corpo. Um bom exemplo é quando nos apoiamos na ponta dos pés , sendo que o apoio no solo é o eixo, o peso corporal é o peso e a ação do tríceps sural é a força. Como existem poucos exemplos no corpo desse tipo de alavanca, é seguro afirmar que os humanos não foram projetados para aplicar grandes forças através de sistemas de alavancas de segunda classe.

Alavanca de terceira classe: Também é conhecida como alavanca interpotente. Nessa alavanca, a força e a resistência também agem do mesmo lado, porém, desta vez, com a força agindo entre o apoio e a resistência. No corpo humano, como já vimos, a força está localizada na inserção muscular, e, geralmente, na alavanca de terceira classe, há uma VM>1, o que é muito comum no corpo, ou seja, o braço de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com