TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases fisiológicas do movimento humano - Cinesiologia e Biomecânica

Por:   •  5/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 5

Educação Física Bacharelado

Resumo: Bases fisiológicas do movimento humano

Prof. Ms. Euripedes Barsanulfo Gonçalves Gomide

Centro Universitário Claretiano

VITÓRIA-ES

2015

Unidade 1 - Breve Histórica da Fisiologia do Exercício

A primeira unidade apresenta a história da Fisiologia do Exercício, quais os principais pesquisadores e as principais descobertas que contribuíram para a avaliação e prescrição da atividade física.

Lavoisier e Sequin (1789) começaram a observar a captação de oxigênio em um indivíduo em repouso e durante a prática de atividade física. O francês François Magendie (1821) foi médico e fisiologista, ele estudou a ação da estricnica, do iodeto, brometo, ópio, morfina, estudou também o nitrogênio e as funções motoras e sensoriais dos nervos espinhais.

Em 1822, o libanês William Beaumont estudou os líquidos estomacais com a ingestão de diferentes alimentos. Na década de 1930 o francês Jean Baptiste Boussingault analisou, a nutrição animal, comparando-a com a nutrição humana.

O alemão Von Helmholtz, em 1847, relatou sobre a lei de conservação da energia. O francês Claude Louis Berthollet (1865) estudou sobre a quantidade de calor eliminado pelo corpo e a relação com a queima de carboidrato e gordura. O americano Austin Flint Jr. (1866) realizou pesquisas em Fisiologia Humana para investigar a função do fígado e a produção de glicogênio.

O alemão, Max Rubner foi quem realizou experiências com a utilização de um calorímetro direto para observar o gasto de energia em cães em 1894. Os americanos Atwater e Benedict também pesquisaram a taxa metabólica do ser humano. Essas experiências permitiram medir as calorias dos carboidratos, gorduras e proteínas, dos alimentos ingeridos. Servido de suporte para calcular o gasto calórico em repouso e durante a prática de atividade física.

A unidade traz também os principais ganhadores do Prêmio Nobel, cujo trabalho de pesquisas envolveu a Fisiologia de Exercícios. Otto Meyerhof estudou a bioenergética e ganhou o prêmio Nobel em 1923. Estudou o sistema enzimático que intensificava a formação de ácido lático a partir do glicogênio.

Frederick Gowland Hopkins (1929) ganhou o prêmio por estudar o aminoácido triptofano. Carl Ferdinand Cori e sua esposa Gerty Cori, ganharam o prêmio de 1947 de Fisiologia por terem descoberto a sequência da conversão do glicogênio, para a regulação da glicose sanguínea. Claude Bernard (1860) denominou o meio interno como millieu intérieur. A americana Rosalyn Sussman Yalow prêmio Nobel em 1977 por ter estudado e desenvolvido o radio-imunoensaio, um método que usa elementos radioativos para estudar doenças e reações químicas.

Unidade 2 - Fontes de Energia, Recuperação após o Exercício e Mensuração de Energia, Trabalho e Potência

A unidade 2 aborda as fontes de energia, a recuperação após o exercício, a mensuração de energia, trabalho e potência.

Temos seis formas de energia: Nuclear; Térmica; Luminosa; Química; Mecânica e Elétrica. A energia é a capacidade de executar um trabalho.

No ciclo energético biológico a energia solar (energia nuclear) chega à terra na forma de energia térmica (calor do sol) e luminosa (claridade). Os vegetais, através da fotossíntese, usam essa energia, juntamente, com água e os dióxidos de carbono transformam energia térmica em energia química. A energia química é usada para criar moléculas alimentares de glicose, proteínas, lipídios e celulose. As pessoas se alimentam desses vegetais ou dos animais (que também se alimentaram desses vegetais) para conseguir energia. Os alimentos que comemos, junto com o oxigênio que respiramos se transformam em dióxido de carbono e água sendo liberada uma grande quantia de energia química. Essas reações químicas são chamadas de respiração que tem a função de prover energia para a realização de trabalho.

Os nutrientes que nós ingerimos durante a alimentação são utilizados para produzir um composto chamado Adenosina Trifosfato (ATP). Existem três sistemas que produzem energia para formar o ATP.

O primeiro é o Sistema Anaeróbio Alático que é muito rápido onde a creatina é separada do fosfato, assim é liberada a energia, essa mesma energia é usada para fazer o ATP novamente. Uma desvantagem desse sistema é que as nossas reservas de fosfocreatina no músculo acabam rapidamente.

O segundo é o Sistema Anaeróbio que não utiliza oxigênio nas reações químicas para produção de energia, ele usa a glicose ou o glicogênio, que forma o ácido lático. Esse sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com