TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CNP-National Petroleum Council

Resenha: CNP-National Petroleum Council. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2013  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

3w4re4wrfrwedfve4t5rw42

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Foram adicionados 20 ml de gasolina na proveta, em seguida foi adicionado mais 20 ml de água, logo pôde constatado que houve um aumento no volume de água, de 20 ml subiu para 25 ml.

• Determine o teor de álcool na gasolina e observe se a amostra de gasolina recebida está dentro da ANP

Para determinar a quantidade de álcool na gasolina, é necessário relacionar a seguinte formula: T%(Valcool / Vinicial de gasolina)100%

Valcool=20ml-15ml

Valcool=5ml

A concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP-Conselho Nacional Do Petróleo deve estar entre 18% e 24%, volume a volume. Assim sendo este experimento pode ser usado no contexto de resolução de um problema real mais amplo: verificação do cumprimento ou não da norma da ANP.

A segunda parte do estudo do estado matéria, foi realizado o seguinte experimento: foi adicionado com o auxilio de um tripé de ferro, uma pequena porção de naftalina em pó no béquer, em seguida foi colocado em uma chapa de aquecimento, no qual foi utilizado um vidro relógio para tampar o béquer com a solução de naftalina, em cima do vidro relógio estava uma pedra de gelo. Durante aproximadamente 4 minutos, a chapa começou a aquecer e a naftalina começou a sublimar e pode ser observado que a naftalina foi totalmente sublimada e a agua que estava em um estado solido no começo do experimento, passou para o estado liquido. E ao redor do béquer a superfície do vidro relógio se formou cristais de naftalina.

4. RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES

TABELAS:

Tabela1:

Gasolina 20ml

Água 20ml

DISCUSSÕES:

• A primeira parte do experimento foi realizada com uma atenção maior, por se tratar de algo combustível, com precisão de erro mínima.

• A segunda parte exigiu certa habilidade no manuseio da solução de naftalina e atenção maior no momento de aquecimento da chapa.

5. CONCLUSÃO:

A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, no procedimento da mistura água e gasolina, pode-se concluir que é um sistema heterogêneo, com duas fases. No segundo experimento a sublimação da naftalina, é simplesmente a passagem do estado sólido para o gasoso, porém a substância que sofre não deixa de ser ela mesma, não sofre transformação na matéria, é um fenômeno físico.

Contudo foi essencial o estudo prévio através do pré-relatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com