TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COACHING COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  29/10/2015  •  Artigo  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 11

COACHING COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO

                 

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo abordar coaching como estratégica de motivação dentro da organização. Sendo caracterizada como uma pesquisa bibliográfica básica com a utilização de artigos, livros para obtenção do conteúdo. Com a pesquisa realizada pode-se perceber que as organizações a cada dia necessitam de meios que visem a motivação e o desenvolvimento dos seus colaboradores, com isso observa-se a necessidade do entendimento e aprimoramento dessa técnica dentro das organizações. Vendo que a concorrência é extrema, e são poucas as organizações que conquistam posições de destaque perante a sociedade e para garantir a sobrevivência das organizações é de suma importância que todos os colaboradores tenham o máximo desempenho possível. As organizações tem que ter flexibilidade para se adaptarem às exigências do mercado e as mudanças que hoje e exigido tanto na estrutura como no investimento e na melhoria da qualificação dos seus colaboradores. Com tudo isso, as grandes empresas estão utilizando o coaching para motivar e facilitar o aprendizado dos seus colaboradores.


Palavras-chaves: Coaching, Estratégica, Motivação, Organização empresarial.

  1. Introdução

......................................

  1. REVISÃO DA LITERATURA

2.1 CONCEITO DE COACHING

Segundo a Wikipédia, o termo Coaching surgiu em Kócs uma cidade Húngara, onde o mesmo representava uma “carruagem de quatro rodas”. Seu início foi através de gírias de universitários norte-americanos, que designava o designava como um “tutor particular”, ou seja, alguém que prepara o aluno para exames de determinados cursos e matérias. 

Outro autor que também aborda a questão e Chiavenato (2008), o coaching é uma técnica que envolve duas pessoas o gestor e o colaborador que e o aprendiz o que caracteriza o vínculo que impulsiona talentos, desenvolve competências e incentiva a potencialidades. O coach lidera, orienta, guia, aconselha, treina, desenvolve, estimula, impulsiona o aprendiz enquanto este aproveita o impulso e direciona para aumentar seu conhecimento, melhorar o que já sabe e aprender coisas novas para mostrar no seu desempenho.

O papel principal do coaching é proporcionar uma pessoa a mudar, na maneira que deseja e a ir à direção que quer, ou seja, o coaching cria densidade, treina para a mudança, além de evidenciar o potencial de uma pessoa para maximizar seu próprio desempenho.
Já o Krausz (2007), afirma que a utilização do termo coaching, apresenta diversas versões. Na literatura sobre o assunto, entretanto, dois nomes são frequentemente citados. O primeiro é de Timothy Gallwey, professor de tênis, autor de um livro que aborda a prática esportiva como um jogo interior, desenvolvendo uma abordagem diferenciada de ajuda para as pessoas aperfeiçoarem sua capacidade de jogar tênis. Em vez de berrar ordens ou dar instruções aos seus alunos, como fazia a maior parte dos professores da época, baseou seu método no principio da habilidade inata que o corpo humano possui de aprender a movimentar-se. O segundo nome é o de Thomas Leonard, um contabilista e administrador financeiro bem-sucedido, procurado por clientes para discutir não apenas questões financeiras, mas também aspectos ligados à atividade profissional e planejamento de carreira.


De acordo com Blanco (2006), a aspecto do coach é liberar o potencial de uma pessoa para maximizar seu desempenho, ajudá-la a aprender em vez de ensiná-la. O processo de coaching é baseado em vínculos que ajuda a incentivar o desenvolvimento de competências e atitudes, além disso, é necessário que a o Coach conheça satisfatoriamente seu cliente e a organização, bem como, suas necessidades básicas
. Na próxima seção aborda-se tema relacionado à questão do processo do Coaching.

2.2 Processo do Coaching

O processo Coaching e de auxilia o indivíduo e provar o seu potencial ao máximo possível e gerar resultados mais satisfatórios em sua vida pessoal e profissional. Uma ferramenta poderosa para pessoas e organizações que sabem que o sucesso pessoal não é um ponto de chegada, mas sim um caminho.

Segundo o Vergara (2009) o processo de coaching baseia em uma mediação na qual o Coach atua como um estimulador das habilidades de outra individuo. Com a utilização das técnicas, a fim de produzir mudanças, o Coach é visto como motivador para o seu cliente. O autor aborda ainda alguns conceitos sobre o processo de coaching, dos quais destaco “o coach auxiliar as pessoas a identificarem metas específicas e a alcançá-las mais rápida e facilmente. Oferece aos coachees ferramentas, as perspectivas e as estruturas necessárias para realizar mais, dentro de um processo de responsabilização. Realinha as crenças e estabelece um ponto sobre o qual o coachee deverá refletir”.

O processo pode exigir aprimoramentos, atitudes e hábitos, habilidades em desenvolvimento, a preparação de desempenho ou transformação para tarefas futuras, como de lideranças, metas de negócios e estratégias. 

Ainda conforme cita Krausz (2007), o coaching, se caracterizava com uma atividade informal e esporádica de pessoas que, por sua experiência, confiabilidade e capacidade de estabelecer relacionamentos empáticos, eram procuradas para conversarem problemas e partilhar pontos de vista, opinar sobre questões de ordem pessoal, de carreira, de dificuldades profissionais. 

De acordo Gil (2008), aborda que o termo coaching vem sendo confundido com treinamento, assim ele explica as diferenças entre esses dois processos:

  • O treinamento em geral é administrado a um grupo de pessoas, enquanto coaching é para um indivíduo;
  • O treinamento e dedicado com objetivos definidos e operacionais, no coaching, os objetivos são desenvolvidos ao longo do processo.
  • O coaching requer um relacionamento muito mais franco e intenso do que o treinamento.

Desta forma o Coaching revela ser uma ferramenta interessante, uma vez que pode ser eficaz na identificação das necessidades de mudança dos colaboradores nas organizações, trabalhando para que estes reforcem seus recursos adaptativos para enfrentar o novo cenário do mundo do trabalho. As empresas vêm investindo no desenvolvimento das pessoas e isso tem aumentado significativamente dentro das organizações, tornando o ambiente mais apropriado para o desenvolvimento desta metodologia. Percebemos que o processo de Coaching pode contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores e fazer com que eles atinjam resultados com mais motivação e perceptivas de mudanças e com isso acaba impactando diretamente nos resultados das organizações. Na seção seguinte, será aportada a importância dos coaches dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com