TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO COMEÇAR - DAR A IDÉIA INICIAL AO SUCESSO DO GRANDE DESENVOLVIMENTO

Projeto de pesquisa: COMO COMEÇAR - DAR A IDÉIA INICIAL AO SUCESSO DO GRANDE DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GUILHERME DIAS LUCAS

FILIPE AUGUSTO DO CARMO GUSMÃO

STARTUP - DÁ IDEIA INICIAL AO SUCESSO DE UM GRANDE EMPREENDIMENTO

Belo Horizonte

2014

GUILHERME DIAS LUCAS

FILIPE AUGUSTO DO CARMO GUSMÃO

STARTUP - DÁ IDEIA INICIAL AO SUCESSO DE UM GRANDE EMPREENDIMENTO

Projeto apresentado à Disciplina de Estágio II do curso de Administração da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como parte dos requisitos para conclusão do curso.

Orientado: Professora Cintia Dosmuci

Coordenadora

Belo Horizonte

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 1

2 REFERENCIAL TEÓRICO

1 INTRODUÇÃO

A cada dia o mercado está mais competitivo, para obtermos sucesso que tanto desejamos, devemos empreender de formas diferentes, enxergar oportunidades onde ninguém enxergou. A Startup é uma maneira inovadora de por em prática a ideia de empreendimento. O que podemos perceber sobre os fundadores de Startup é que, na maioria das vezes são jovens normalmente estudantes, cheios de ideias inovadoras que dominam novas tecnologias e com muito entusiasmo constroem uma nova empresa a partir do zero. Seu sucesso repentino permite que eles arrecadem dinheiro com investidores e trazem um produto novo e surpreendente para o mercado. Normalmente contratam seus amigos e montam uma ‘’super-equipe’’, onde o céu é o limite.

Nem sempre as histórias são como nas revistas, não e só trabalho duro e perseverança que levam ao sucesso. Em revistas, jornais, em filmes de grande sucesso, e em muitos blogs, ouvimos sempre que através de determinação e perseverança alcançamos o sucesso. Isso são coisas fundamentais mas o diferencial é conseguirmos ler uma necessidade do mercado de hoje, uma brilhante ideia, é porque não sorte.

O empreendedorismo é a gestão, um startup é uma instituição, não apenas um produto, e por isso requer um novo tipo de gestão voltado ao contexto de extrema insegurança. O empreendedor deve ser considerado um título do trabalho em todas as empresas modernas que dependem de inovação para seu crescimento futuro. Startups existem não apenas para fazer dinheiro, ou mesmo servir os clientes. Eles existem para aprender a construir um negócio sustentável. Esse aprendizado pode ser validado por experiências frequentes que permitem aos empresários testar cada elemento de sua visão. A atividade fundamental de uma startup é transformar ideias em produtos, medir como os clientes respondem, e então após esse feedback definir se continua com a mesma estratégia. Todos startup de sucesso devem ser orientados para acelerar esse ciclo de feedback. Para melhorar os resultados empresariais e preciso manter inovadores responsável, concentrados e que sabem como medir o progresso, como configurar metas, e como priorizar o trabalho.

Objetivo Geral:

Informar os passos adotados por um empreendedor Startup para alcançar o sucesso.

Objetivo Especifico:

Demonstrar passo a passo o caminho a ser traçado pelo Empreendedor Startup, exemplificando cada etapa do processo, desde a ideia inicial do empreendimento passando pelo momento de encontrar um investidor anjo até total alcançar o sucesso.

1 – Surgimento da Ideia Inicial

2 – Desenvolvimento e Elaboração do Plano de Negócio

3 – Encontrando um investidor Anjo e se Consolidando no Mercado

Definição do problema

Quais os caminhos o empreendedor Startup deve seguir para alcançar o sucesso?

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Surgimento da Ideia Inicial

A primeira coisa que um empreendedor Starup deve fazer é diferenciar ideias de oportunidades. Quando se tem uma ideia de negócio ela não necessita ser única e exclusiva, ou seja, algo que ninguém nunca pensou. O que importa mesmo é como o empreendedor a colocará em prática.

Um dos mitos que devem ser quebrados é que não existem produtos únicos e que sempre existirão concorrentes. Por mais que os empreendedores achem que se deve manter sigilo sobre seu “negócio”, mais ele irá acreditar que tem algo excepcional. O grande passo a ser tomado é discutir a ideia com clientes em potencial, com empreendedores experientes, e também com amigos e familiares. O que se tem de ter em mente e que a ideia precisa ser explanada e desenvolvida, matura-la para que a mesma não cegue o empreendedor. Pág. 49: “uma ideia isolada não tem valor se não for transformada em algo cuja implementação seja viável, visando a atender a um público alvo que faz de parte de um nicho de mercado mal explorado. Isso é detectar uma oportunidade”.

O surgimento de uma nova ideia não é algo que acontece da noite para o dia. Normalmente aquelas pessoas que aceitam o seu status atual, não têm ambição e não ficam alertas as movimentações do mercado e inovações são as que nunca conseguem empreender algo. Já os empreendedores de sucesso são exatamente ao contrário. Estão sempre atentos ao que acontece ao redor deles. São curiosos e questionadores. Muitos inclusive querem estar a par de um ramo totalmente diferente do seu. Pág. 52: “Novas ideias surgem apenas quando a mente da pessoa está aberta para que isso ocorra, ou seja, quando esta preparada para experiências novas. Assim, qualquer fonte de informação pode ser um ponto de partida para novas ideias e identificação de oportunidades de mercado”.

O fator mais importante para surgimento de ideias é a informação. Uma pessoa bem informada é o mínimo que precisa ser qualquer empreendedor. Nos tempos atuais é muito fácil conseguir informações, internet, jornais, livros, revistas, tv, radio e a comunicação com outras pessoas são alguns exemplos de como se manter antenado.

Como hoje obter informações não é um problema, em contrapartida filtra-las e selecionar o que é realmente parte desse problema é o mais difícil. Grande parte desse problema é devido ao grande volume de informações. Outro empecilho é que aio se buscar informações as pessoas tendem a se inteirar mais por aquilo que mais gostam, e automaticamente e excluindo ou não percebendo informações valiosas.

Um método bem conhecido e já estudo em sala e que facilita e muito a identificar novas oportunidades e o surgimento de ideias é o método brainstorming (tempestade cerebral).

Há também vários outros exemplos de como o empreendedor consegue sempre estar a par de tudo. Ex. dialogar com pessoas de vários níveis sociais e idade, pois de quem menos se espera é que pode nos ensinar algo. Além disso, deve ser o mais curioso possível. Sempre que ouvir algo que não tem conhecimento, pesquise sobre o mesmo ou questione se possível. Um fator que move a sociedade hoje são tendências. Sempre esteja atento a elas. E o meio para que se consiga isso é mais fácil do que se imagina. As redes sociais não são apenas para entretenimento, são também uma ótima fonte de informação, principalmente quando se trata de tendências. Por muitas das vezes são por incrível que pareça, o primeiro lugar onde se pode identifica-las.

Um fator preponderante é se a ideia esta no momento certo, ideias baseadas na área da tecnologia são as que mais sofrem com este fator devido aos grandes avanços tecnológicos. Pode-se desenvolver uma grande ideia tecnológica, mas deve-se estar atento ao tempo gasto para matura-la e coloca-la no mercado a tempo para que não esteja ultrapassada e obsoleta. Para quem esta desenvolvendo uma ideia ou uma oportunidade com base nas tendências de mercado, deve-se ter o mesmo cuidado que as áreas de tecnologia. Pois diferentemente que avança muito rápido e esta sempre em processo de evolução. As tendências seguem a moda, e o que esta na moda hoje, poderá não estar amanha.

2.1 Desenvolvimento e Elaboração do Plano de Negócio

2.3 Encontrando Um Investidor Anjo E Consolidando No Mercado

Um investidor anjo faz uso de suas finanças pessoal disponível e faz a sua própria decisão sobre fazer o investimento. Ao fazer isso, eles normalmente procuram não só fornecer o seu negócio com o dinheiro a crescer, mas também trazer a sua experiência e conhecimento para ajudar sua empresa a alcançar o sucesso. O investidor anjo busca ter um retorno sobre seu investimento durante um período de medio prazo, pois sabem que o retorno nao é repentino. Eles podem atuar ativamente assumindo um papel no quadro ou apoiando ativamente o negócio, ou pode agir passivamente, entrando apenas com o capital e aguardando o retorno financeiro investido.

Para start-up, a capacidade e a experiência da equipe de empreendedor e de gestão tem sido mostrado para ser o aspecto mais importante para os investidores anjo ao decidir fazer um investimento, eles procuram identificar qual é a experiência e habilidades como empresário e da equipe, experiência na carreira(acadêmico e empresarial) que trazem valor ao negócio atual. E necessário total disponibilidade dos criadores para o novo projeto lidando com os altos e baixos da execução de um negócio estágio inicial e dedicar todo o tempo e energia que é necessária. Os anjos enxergam o startup como uma grande possibilidade para criar um grande ganho de capital no médio prazo.

E verificado as habilidades e conhecimento para executar o plano de negócios para levar a empresa por meio de alto crescimento. A capacidade de comunicar com clareza sobre a oportunidade de investidores para que eles possam se sentir seguro de que podem vender o produto também e medida.

Normalmente a equipe inicial de um projeto de startup acaba deixando a desejar em alguns setores essenciais para concretização com sucesso de uma organização. Os investidores nas maiorias das vezes são empresários de sucessos, e podem ser de grande contribuição para estruturação com indicações de profissionais renomados evitando assim, um possível fracasso por falta de organização de setores primordiais de uma empresa. No inicio do Startup não é necessário ter um time completo, mas deve estar ciente de que outras experiências e habilidades faltam na equipe, e isso pode fazer parte da proposta de investimento do anjo

O projeto e de suma importância para a conquista de um investidor anjo. E analisado o produto, a tecnologia e a estratégia que será usada no mercado. Verificam o impacto real no mercado e as oportunidades que pode ser trazido, se pode ser patenteável ou pode ser na forma de direitos de autor ou marca ou outros intangíveis. Se existe outras empresas com produtos parecidos oferecidos pela sua empresa, quais são elas e qual fatia ela tem do mercado. Como informado, os investidor anjo entra com o capital e enxerga o Startup como um grande investimento, e por isso é analisado cada detalhe com a intenção de identificar riscos e possiblidades do novo negócio.

A importância de estar sempre se atualizando de acordo com as tendências do mercado é primordial. As coisas nesse mundo globalizado e cheio de informações perdem o valor rapidamente, obrigando ao empreendedor sempre esta criando produtos e ideias novas que atendem a necessidade atuais do mercado.

Pode ser dado exemplo do facebook, que teve seu estouro como um site de relacionamento onde era postada mensagem em imagens e fotos compartilhadas pelos usuários, hoje já existe outras ferramentas que deixam o site mais atrativo.

O empreendedor não deve se acomodar com a ideia inicial e tentar leva-la sem nenhuma atualização ou aprimoramento, e de sumo importância esta constantemente estudando o mercado e sua tendência, tentando se enquadrar com novas tecnologias e ideias, e estando sempre a frente dos concorrentes.

3 METODOLOGIA

4 CRONOGRAMA

5 ORÇAMENTO

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

• LIVINGSTON, Jessica. Startup. ed. Agir, 2009.

...

Baixar como  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »