TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Organizacional E Sucesso Da Empresa

Monografias: Desenvolvimento Organizacional E Sucesso Da Empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento organizacional e o sucesso da empresa

A função principal do Desenvolvimento Organizacional é não deixar a empresa estancar num determinado momento de sua evolução

Foi por volta dos anos 60 que se começou a se falar de Desenvolvimento Organizacional, quando Richard Beckhard, Warren Bennis, Edgar Schein e seus companheiros reuniram suas pesquisas, aulas e experiências e publicaram um conjunto de livros sobre mudanças, organização, cultura e sucesso empresarial.

No início dos anos 70 algumas grandes organizações, no Brasil, já falavam essa nova linguagem em sua administração, mas era ainda uma novidade, adotada talvez com alguma hesitação e pouco conhecimento inicial.

Mas à medida que os tempos foram passando e o ritmo e a intensidade das mudanças nas organizações e no Mundo foram se incrementando, o conceito de Desenvolvimento Organizacional foi se divulgando e sendo melhor entendido até que hoje - e cada vez mais – virou tema e preocupação fundamental num grande número de empresas.

Hoje, entende-se que Desenvolvimento Organizacional é um conceito e um processo continuo e permanente de transformar uma empresa e sua “cultura” em uma entidade plástica que deve se amoldar, naturalmente, a um contexto de permanente mutação social, econômica e tecnológica.

Ninguém mais duvida, atualmente, que qualquer empresa precisa conviver bem com um mundo de intensa e continua mutação interna e externa, para alcançar e se manter um sucesso. Mas para que isso aconteça é preciso que esteja continuamente zelando para andar sempre à frente dos acontecimentos e não ser apanhada desprevenida pelas alterações que vão ocorrendo em seu ambiente.

O Desenvolvimento Organizacional se propõe a criar uma empresa continuamente proativa que deva se adaptar rapidamente às mudanças quando elas ocorrerem, mas que também saiba perceber o que virá pela frente e se antecipar ao futuro.

Observa-se, atualmente, que muitas empresas já saíram da teoria e partiram para criar uma área de atuação na organização que tem como função implementar o conceito de Desenvolvimento Organizacional e buscar seus objetivos. Gerentes e Diretores de Desenvolvimento Organizacional já são encontrados em empresas de maior porte, preocupadas com o futuro.

Em verdade, a função principal do Desenvolvimento Organizacional é não deixar a empresa estancar num determinado momento de sua evolução. Zona de Conforto e Desenvolvimento Organizacional são inimigos viscerais. Quando a Empresa achar que está tudo muito bem é a hora do desastre, num mundo em constante transição.

Um eficaz profissional de Desenvolvimento Organizacional é aquele que faz com que sua a empresa nunca sinta que não há mais o que inovar e que vive “incomodando” todo mundo ao perguntar: “O que mudou hoje e o que já fizemos para nos adaptar?” ou “Que transformações vem por aí e como podemos nos preparar mesmo enquanto elas não chegam?”

Ao competente executivo de Desenvolvimento Organizacional compete trabalhar a “cultura” e fazer a cabeça das pessoas de dentro de casa para a necessidade de se adaptarem e tanto quanto possível anteciparem as mudanças ocorrentes no contexto da empresa; quando necessário deve se preocupar em trazer gente de fora que seja capaz de mudar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com