TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO GERENCIAR OS RECURSOS FINANCEIROS DA ESCOLA

Por:   •  12/12/2016  •  Seminário  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MEMÓRIA   DO MÓDULO  VI  PROGESTÃO

" Como gerenciar os recursos financeiros?"

Memória de  Ednelia de Jesus Cardozo,  apresentada  para a Tutora Anelita Costa Santos,  no concurso de Capacitação para Gestores do Município de Santo Antonio de Jesus.

Santo Antonio de Jesus

Junho  2016

" Como gerenciar os recursos financeiros?"

O estudo deste módulo nos possibilitou a ampliação de novos conhecimentos  relacionadas à gestão de recursos financeiros, tais como conhecimento da lei que norteia o processo de planejamento, execução e prestação de contas. Nossa perspectiva é que, com a ampliação dessas competências, possamos estar mais aperfeiçoados para gerenciar os recursos financeiros no cotidiano de nossa escola, tendo em vista as metas estabelecidas para a elevação da qualidade da aprendizagem.

Os conteúdos são complexos e não esgotam todo o assunto sobre a temática da gestão financeira no âmbito da escola pública. Entretanto, são fundamentais para uma gestão comprometida com o sucesso escolar, pois abordam essencialmente: o posicionamento da escola no sistema de ensino; os princípios da administração pública; as fontes de financiamento da educação básica; as etapas da gestão financeira (planejamento, execução e prestação de contas) e, também, outras possibilidades de recursos financeiros, por meio das parcerias que a escola pode estabelecer.

Por não ser uma tarefa  fácil, o gerenciamento dos  recursos  financeiros advindos do FNDE, exige responsabilidade do gestor sobre o Colegiado Escolar, sendo ao mesmo tempo desafiadora e arriscada. Arriscada porque se alguma coisa for feita errada, ou algum recurso for trocado como compra materiais de custeio com dinheiro de capital, mesmo que comprando coisas para nossos alunos ou nossa escola, é o gestor quem deve arcar aos prejuízos e erros produzidos tirando recursos do próprio bolso para pagar ao estado. Por isso, que o gestor escolar  deve utilizar os recursos financeiros com base nos princípios da  constituição LIMPE, Legalidade agir conforme a lei, Impessoalidade atuar em nome do interesse público, Moralidade deve trabalhar com bases éticas na administração em prol do bem comum “ O ALUNO”, Publicidade  tornar público através da prestação de contas as ações realizadas e por fim, o principio da Eficiência gerir com eficácia e responsabilidade os recursos financeiros do PDDE, comprando o necessário para o desenvolvimento das ações pedagógicas e administrativas que favoreça o processo de ensino e aprendizagem de nossos educandos. Mas para que isso ocorra é muito importante o processo do planejamento das ações que irá se processar, e esta se concretiza através de reuniões com o Conselho escolar e demais segmentos que constitui a comunidade escolar, o qual configura um importante momento para a tomada de decisão coletiva.

A gestão financeira por ser uma das áreas mais desafiadoras, pois se trata do repasse dos recursos diretamente às escolas públicas revela ao mesmo tempo  um passo firme na direção da autonomia da gestão.  Por isso nós gestores necessitamos conhecer os procedimentos e assumirmos as responsabilidades pela realização de despesas, aquisição de materiais, contratação de serviços, pagamentos, prestação de contas, enfim, pelos gastos necessários à manutenção e ao desenvolvimento da escola.

Depois das etapas de planejamento e execução passa-se para a prestação de contas. É o momento de comprovar as despesas realizadas e mais importantes ainda, verificar se as metas foram cumpridas com os recursos alocados. Prestar contas sugere a publicação de relatórios, respaldados em documentação apropriada, que de fato comprove as despesas efetuadas. Esta prestação de contas é encaminhada à Secretaria de Educação que junto a Prefeitura Municipal se responsabiliza por tomar as providências cabíveis quanto ao envio dos dados aos órgãos competentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com