TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO E PRÁTICA: SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.075 Palavras (21 Páginas)  •  1.264 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

Priscilla Oliveira Jimenez, 1281077, 2015/08

Gilson Bispo Silva, 1281050, 2015/08

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

OBSERVAÇÃO E PRÁTICA:

SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PERUÍBE

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

 UNINTER

Priscilla Oliveira Jimenez, 1281077, 2015/08

Gilson Bispo Silva, 1281050, 2015/08

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental: planejamento de aulas e docência, apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Internacional UNINTER.

PERUÍBE 2016

SUMÁRIO

Introdução ____________________________________________________ 04

Identificação da Escola/Instituição Estagiada _________________________ 05

Concepção Pedagógica da Escola/Instituição ______________________ 05-06

Caracterização da Turma Estagiada _____________________________ 06-07

Plano de Aula ______________________________________________ 07-08

Considerações Finais ___________________________________________ 09

Referências ___________________________________________________ 10

Apêndices _________________________________________________ 11-17

Anexos ______________________________________________________ 18

INTRODUÇÃO

O estágio é de suma importância para a formação do graduando. Pois é o momento em que ele sai da teoria para conhecer a prática, é esse momento que permite ao estudante praticar tudo que foi estudado nos livros no qual ele vai observar a diferença entre teoria e prática.

O estágio é a parte específica para mostrar aos graduando de Licenciatura em Matemática como os alunos do ensino fundamental II se comportam dentro da sala de aula. Foi através deste estágio que pude observar como eles convivem uns com os outros, o motivo que os leva a aprender, a maneira como a professora ministra suas aulas e como eu agiria se estivesse no lugar dela.

O estágio é muito importante para a formação profissional. O estudante tem como primeiro instante um treinamento para que ele possa vivenciar e conhecer o local de trabalho. Este relatório tem como objetivo comprovar a realização do estágio e assim para que eu possa ser avaliada.

Para desenvolver este relatório fiz 35h de estágio na Escola Municipal Professora Filomena Dias Apelian, no qual pude observar em sala de aula os alunos do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental II no período da manhã, e com a realização de anotações das aulas, entrevista com as professoras, pedagogas e com a diretoria para conhecer melhor a concepção pedagógica da escola.

Neste relatório serão abordados itens como identificação da escola, concepção pedagógica, educação, modalidade de ensino ofertada, condições físicas e materiais, comportamento dos alunos, condições físicas das salas de aula, conteúdos, metodologia, interação entre alunos/professor, plano de aula, a caracterização do professor e das aulas assistidas e a conclusão que trará para este relatório uma finalização bem sucedida e completa de um estágio realizado com êxito e muito sucesso.

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado – Observação e Prática: Séries Finais do Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal Professora Filomena Dias Apelian, situado na Rua: Existente, nº 31, no bairro Jardim São Fernando, CEP 11740-000, localizado na cidade de Itanhaém, no estado de São Paulo.

O contato com o colégio pode ser realizado através do telefone (13) 3425-6660 e do e-mail escolafilomena@bol.com.br. 

A escola oferta atendimento nas Séries Finais do Ensino Fundamental no período matutino, vespertino e noturno.

A instituição atende um total de 15.455 alunos, desse total 115 são alunos em processo de inclusão.

O estágio foi realizado no período de 12 de Setembro de 2016 a 31 de Outubro de 2016 no período matutino, sendo observadas as turmas dos 9º anos das Séries Finais do Ensino Fundamental.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO

De Homem - a construção do ser social é feita em boa parte pela educação, ou seja, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios, sejam eles morais, religiosos, éticos ou de comportamento. Esses fatores é que norteiam a conduta do indivíduo num determinado grupo. Portanto, o homem é elemento formador da sociedade, o que o torna produto dela.

De Educação - Educar é um processo complexo que traz em si o valor da interface professor/aluno, que alia ao processo o caráter afetivo que lhe é indispensável. A educação, por ser um processo de interação no qual o agir e o reagir entre quem ensina e quem aprende, é a forma que imprime a magia do aprender. Quem ensina aprende, mas quem aprende também ensina. Essa bipolaridade do processo cria um clima de respeito, de admiração, de envolvimento e de cumplicidade necessário à aprendizagem. (SAVIANI, 2000; LIBÂNEO,2004).

De Sociedade - Historicamente, o que se transforma dentro de uma sociedade, que se manifestam através de hábitos, valores, pensamentos e formas de organizar e desenvolver os espaços sociais pode ser denominado cultura. Dessa forma, as instituições escolares buscam a melhor forma de caminhar, de ver o educando, e de transmitir seus costumes e seus valores, adequando à filosofia da escola.

Se partirmos do principio de que o lugar é um espaço vivo, carregado de memórias e significações, a abertura à comunidade é fundamental e permite que alunos e suas famílias se enxerguem em seu território, nutram o sentimento de pertencimento, de enraizamento e se sintam reconhecidos no conhecimento que a escola produz e transmite a seus estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (303.7 Kb)   docx (67.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com