TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  25/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.494 Palavras (38 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 38

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 4º e 5º SEMESTRES

ROBERTA FERREIRA DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

4º e 5º SEMESTRES (REGULAR) – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

CURITIBA

2015

ROBERTA FERREIRA DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

4º E 5º SEMESTRES (REGULAR) – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Metodologia  do Ensino de História ,História do Brasil  Imperial , História da América , Estágio Curricular Obrigatório II – 4º e 5º Semestres (regular) - 150 horas

Orientador: Profa. Julho Zamariam

Tutor eletrônico:

Tutor de sala:

Pólo de Apoio Presencial: Curitiba

                                                          Curitiba

2015


 

1- ESTUDO DO ARTIGO.

          No estudo sobre o artigo em questão  a autora relata o conceito dos autores em relação aos livros didáticos de História e de como os fatos históricos  são descritos , no que diz respeito aos processos de transformação da história na atualidade ,onde todas as obras analisadas foram aprovadas pelo PNLD , para a disciplina de história . Sendo a memória  um dos temas centrais da sociedade e da politica , parta refletirmos além do espaço acadêmico , nos dando a certeza  que a memória está inserida como um todo , em nossa vida , de diferentes formas . A memória de nossas lembranças  de passado , são guardadas para usufruirmos no presente , como forma de comparação , de tal forma que mesmo com a aceleração do tempo e da história , nos auxilia a relacionar as diferentes marcações do tempo , e transformações , visando a forma de compreender e a teorizar o tempo.

               As transformações relatadas nos leva a refletir sobre fatos históricos passados , sendo hoje relatados e colocados a serem analisados  , e quais foram seus impactos na sociedade atual . Sendo destacado um dos movimentos de maior  impacto na sociedade atual a Escravidão , onde nos dias atuais provoca vários debates sociais , políticos e culturais , como forma de rever conceitos e de como se usufruir de um fato de grande relevância histórica

no campo da  memória  assumido na atualidade. Em diversos momentos da historia  foram vários os movimentos marcantes , onde se vê o reflexo na sociedade , essa habilidade está vinculada na capacidade de estabelecer dialogo entre passado e presente , prevendo ações para o futuro .

              A escola nos é colocada como espaço de inserção da história  , memória viva dos fatos  históricos , sendo correlacionados ao seu meio social , cultural  dentro e fora do ambiente escolar . As práticas de memória se fortalecem como condição necessária a formação da consciência histórica de cada cidadão.

                    O livro didático , nesse contexto assume grande importância  no auxilio do professor e até mesmo do educando , visto que ao ser passado conhecimento , o mesmo tera  o livro contendo os fatos , fotos e relatos feitos pelos autores , claro que a cada livro escolhido no espaço escolar para ser o norteador do professor , haverá variações de conteúdos e exemplificações diferentes a cada fato . O livro didático é uma ferramenta a ser usada pelo professor , como contribuição para o campo de formação de nossos alunos , sendo capaz de fazer a projeção do passado. Nós é passado no referido texto que existem muitas coleções didáticas , onde mesmo as que são deferidas como corretas para o uso escolar , tem suas discordâncias entre si , sendo que no campo da produção de livros didáticos existe muito ainda a ser revisto . As editoras deveriam redimensionar seus objetivos na qualidade e projeção do conhecimento a ser repassado , claro que isso nos leva a ver que autores e editoras , tem muito a refletir sobre o que projeta e cabe a nos professores realmente ficarmos atentos aos livros que ajudamos a escolher para fazer parte do curriculum escolar .

                      Partindo do pressuposto que os livros didáticos vem a nos auxiliar  devemos sempre ter um olhar critico e reflexivo sobre as obras apontadas como corretas , sempre nos colocando diante dos fatos não como professor e sim como alunos , que somos e de como seria a integração desse conhecimento entre o livro e o sujeito , somos parte viva da memoria da história e assim somos parte integrante na projeção dos fatos  sendo a memória histórica um norteador na formação de seus conceitos  para  que esse aluno possa saber compreender o mundo , sendo ele sujeito de sua própria história e que os fatos conversam entre si , ou seja na dimensão entre tempo e espaço seja cultural , social ou no campo de aprendizado para uma maior socialização   a  história esta sempre em construção e fazemos parte desse processo .

         Devemos sempre auxiliar para que nossos alunos possam compreender  e  analisar sua própria trajetória dentro desse espaço da historia vivida por ele e possa se colocar no tempo em que ela foi construída , principalmente os fatos  históricos e culturais da história do Brasil , sendo esses refletidos na sua  vida social e cultural.    

                        

                          

2- ANALISE DO TEXTO DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – FASE II (5ª A 8ª SÉRIES)

        Ao analisar  o texto , podemos ver que seu  principal objetivo é servir como norteador  e referencial  para o trabalho dos docentes. A sua  proposta no plano docente e de sempre procurar respeitar o trabalho pedagógico de cada instituição escolar , onde se deve sempre levar em conta a pluralidade cultural de cada região .

          Dentro dos conteúdos podemos ressaltar duas concepções , objetivos a serem alcançados por cada série , onde o principal  seria o objetivo geral , que se espera que os alunos sejam capazes de compreender a sua cidadania e sua participação  como cidadão na vida social e politica , assumindo assim seus direitos e deveres para com ele e seu próximo , auxiliando na construção de valores no seu dia a dia dentro e fora da escola. Sendo esse aprendizado necessário  , no exercício de atitudes como solidariedade , cooperação, repudiando as injustiças , posicionando-se sempre de maneira critica e responsável , sendo capaz de diante de diferentes situações  construir sua personalidade e seu futuro , tornando-se um agente transformador no meio em que vive , fazendo sempre o uso do diálogo e sempre possa mediador de conflitos ,tomando sempre decisões coletivas para o bem comum do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58 Kb)   pdf (298.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com