TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO SER UMA BOA ESCUTA

Seminário: COMO SER UMA BOA ESCUTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Seminário  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

COMO SER UM BOM OUVINTE

Ouvir não é uma tarefa muito fácil, principalmente em negociações onde você pretende convencer alguém, mas ouvir é essencial para que você perceba, verdadeiramente, quais são os valores, princípios e pensamentos da pessoa com quem você conversa e para saber lidar com ela de uma maneira mais confortável.

Comece colocando-se no lugar da pessoa que está falando. Você gosta quando as pessoas o interrompe ou quando não prestam atenção enquanto você fala? Acho que não.

Esse é o passo principal. Os seguintes são dicas para dominar essa arte.

Para se tornar um bom ouvinte:

1º Não Interrompa a fala do outro antes que ele conclua;

2º Não antecipe ou tente adivinhar o que o outro irá dizer;

3º Não se deixe distrair com ruídos, objetos ou outros detalhes;

4º Preste atenção às mensagens não ditas, aquelas que ficam nas entrelinhas e que dizem muito a respeito de seu ouvinte;

5º Tente manter a atenção mesmo que o assunto não seja de seu interesse ou desagradável;

6º Não se desligue da fala do outro se não estiver de acordo e não comece a pensar no argumento que irá rebater;

7º Mantenha o interesse mesmo que o tema abordado não seja da sua área, afinal essa é uma ótima maneira de saber por quais coisas seu ouvinte se interessa.

http://www.empreendejovem.com.br/2010/02/7-dicas-para-se-tornar-um-bom-ouvinte.html

TRUQUES PARA NEGOCIAR MELHOR

“O covarde nunca tenta, o fracassado termina e o vencedor nunca desiste” – Norman Vincent Peale.

Ah, nós sabemos muito bem que como micros e pequenos empresários é necessário muita persistência para vencer. Porém, quando comecei meu primeiro empreendimento, apesar de sempre ouvir frases do tipo, eu era muito ansioso e acho que por isso não compreendia ao certo a amplitude desse tipo de pensamento.

Quando a gente é mais novo é difícil ter visão das coisas e, sobretudo, ser paciente. Mesmo sabendo que nada cai do céu, que é preciso muito trabalho para conquistar os objetivos, nós queremos ter resultados rápidos, respostas quase imediatas

Eu tive que aprender a lidar com a questão no campo dos negócios. Olha, muitas vezes foi um verdadeiro sufoco, e isso ficava ainda mais evidente nas reuniões que envolviam negociação. É que eu tinha a doce ilusão que todo mundo sabia negociar naturalmente, afinal, na vida estamos o tempo todo tentando equilibrar os nossos interesses com os interesses dos outros.

Indo nessa crença eu acabava metendo os pés pelas mãos tentando resolver tudo no “jeitinho”. Não que a vida não nos ensine sobre relacionamentos, mas ali em uma mesa de reunião a situação é significativamente diferente. Enquanto eu ia cru, acreditando veementemente na minha arte de persuadir, as pessoas com as quais tive de negociar iam seguras, preparadas e dispostas a me engolir. Resultado: fui passado diversas para trás. Mas, sabe como é meu amigo, vivendo e aprendendo!

Depois de umas boas “coças” a gente enfim começa a se mexer, se aperfeiçoar e a se colocar melhor no jogo. Foi o que eu procurei fazer! Nessa fase aprender alguns “macetes”foi um divisor de águas em minhas negociações. Claro que não comecei acertando, mas fui PERSISTENTE na minha campanha e com isso fui, aos poucos, me tornando um ser mais paciente também.

Aprendi que em uma negociação é preciso estar preparado, saber ler nas entrelinhas e tentar entrar em um acordo o tempo todo, ou seja, procurar obter um resultado que seja bom para as duas partes, tudo isso sempre com ética e bom senso.

Pedro Gadelha.

http://bobsoftware.com.br/4-truques-negociar-melhor/

AMOR, ESSE É O QUE EU ACHEI ÓTIMO!

Ser um bom ouvinte

Quando se escuta atentamente e sem interrupções, você esta aberto a entender a mensagem da outra pessoa e conseguir informações que poderão ser de valia no processo. Na medida em que você ouve atentamente e sem interrupções habilita-se para decodificar a mensagem do outro lado e obter informações que poderão ser úteis ao processo.

Desenvolver um espírito negocial

Grandes negociadores têm ciência que é possível que tudo poder ser negociado, mas para isto o ambiente precisa ser declaradamente de negociação. A agressividade deve ceder lugar ao consenso no processo, para que se possa alcançar o objetivo planejado. É primordial ter em mente que por mais difícil pareça um acordo sempre haverá a possibilidade de alternativas.

Planejar

Quando se participa de um evento sujeito a negociação, faz-se necessário desprender parte do tempo a estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir na mesma. Muitas vezes é necessário pré-negociar internamente recursos, prazos, especificações, metas, condições de pagamento, etc.

Portanto, deve-se ir a uma reunião de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com