TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO

Por:   •  22/5/2015  •  Artigo  •  4.671 Palavras (19 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS[pic 1]

FACULDADE DINÂMICA DAS CATARATAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE E DEPARTAMENTO PESSOAL: DEFINIÇÃO DE TERMOS CONTÁBEIS

                                      

FOZ DO IGUAÇU – PR

2013

GABRIEL PANISSON

GUILHERME HENRIQUE BARALDI

OTAVIO AUGUSTO

CONTABILIDADE E DEPARTAMENTO PESSOAL: DEFINIÇÃO DE TERMOS CONTÁBEIS

Projeto de Pesquisa referente à disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica da Faculdade Dinâmica das Cataratas (UDC).

Orientadora profa. MS Ana Lúcia Moreira Rios Coimbra de Araújo.

FOZ DO IGUAÇU – PR

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 HISTÓRICO DA CONTABILIDADE        

3 DEPARTAMENTO DE PESSOAL        

3.1 ADMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS        

3.2 PROCESSO DE RESCISÃO        

3.2.1 Aviso Prévio        

3.2.2 O 13° Salário Proporcional        

3.2.3 Férias Proporcionais        

3.2.4 Saldo de Salário        

3.2.5 Indenização adicional        

3.2.6 FGTS no momento da Rescisão        

3.3 ELABORAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO        

3.3.1 Pró-labore        

3.4 EMISSÃO DE GPS        

3.5 EMISSÃO DE DARF        

3.6 EMISSÃO DE GFIP        

3.7 CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS        

3.8 PROVISÃO DE 13° SALÁRIO E FÉRIAS        

3.8.1 Aviso de Férias        

3.9 RAIS        

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

        O objetivo das demonstrações financeiras é o de proporcionar de alguma forma uma idéia verdadeira e apropriada das condições de uma entidade, que sejam úteis para os responsáveis na tomada de decisões.

        Na preparação destas demonstrações, os profissionais ligados a contabilidade e outros profissionais envolvidos em qualquer processo da entidade, são confrontados com potenciais riscos de má interpretação, dados inexatos, etc.

        Com a finalidade de minimização destes riscos e apresentação de demonstrações financeiras aplicáveis às entidades o presente trabalho tem como objetivo demonstrar conceitos e aplicações de termos relacionados a contabilidade básica dos empreendimentos, destacando o departamento de pessoal e todas as atividades atreladas a este setor, muito importante, pois lida com as competências de admissão, pagamento de impostos, e tomada de decisões no momento da rescisão de contrato de trabalho de um colaborador.

2 HISTÓRICO DA CONTABILIDADE

        A evolução da contabilidade está diretamente ligada ao progresso da humanidade. Esse fato é identificado e analisado por diversos pensadores, e um dos aspectos por eles apresentados é dado por Peleias (2007) em cima dos postulados de Melis (1950) que cita que “a contabilidade e sua principal manisfestação – a conta – é tão antiga quanto a civilização construída pelos homens” (PELEIAS, 2007, p. 20).

        De fato, a contabilidade, é em certo ponto conseqüência das demandas da história da civilização, talvez por isso, quase sempre seus progressos coincidiram com aqueles que caracterizaram os da evolução do homem, assim como o homem progrediu, a contabilidade, necessária a esse progresso, perseguiu esta evolução.

De acordo com Marion (1998, p. 14),

A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas.

        Atualmente a Contabilidade, num cenário mundial, é uma ferramenta de total utilidade na tomada de decisões da gestão empresarial, porque controla e fornece todas as informações do patrimônio.

A contabilidade gerencial é uma ramificação da contabilidade, que faz o uso de diversas áreas contábeis para se extrair o máximo de informações possíveis sendo assim de fundamental importância nos momento das tomadas de decisões. Essa ramificação da contabilidade é essencial em estudos dos custos, inclusive na área de recursos humanos, visto que, toda e qualquer mão de obra exige um pagamento, e isto refere-se a um custo no final do mês ou ano.

2.1 CONTABILIDADE E DEPARTAMENTO DE PESSOAL

A contabilidade gerencial possui um segmento essencial ao seu gerenciamento, o departamento de pessoal ou Recursos Humanos.

        Deixando claro que a contabilidade tornou-se uma ferramenta imprescindível para as organizações e a sociedade em geral, pois através da ação humana é que são geradas as riquezas podendo assim quantificar, avaliar e verificar a mutação do patrimônio dessas empresas.

Na atualidade, o departamento de pessoal é parte integrante dos recursos humanos da empresa, onde além de cuidar dos registros dos trabalhadores tem também como função treinar e orientar a força de trabalho na empresa. Chiavenato (2004, p. 42) salienta que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com