TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO DAS CIDADES DE MANAUS-AM / BELÉM - PA

Pesquisas Acadêmicas: COMPARAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO DAS CIDADES DE MANAUS-AM / BELÉM - PA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 5

COMPARAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO DAS CIDADES DE MANAUS-AM / BELÉM – PA

Renei Rocha (1); Dieisson Barbosa(1); Fabrício Berton(2) Edimar Cruz(1); Hilder Moraes(1)JesualdoCaitano(1);Marciane Leal(1); Nildiana Simukaua(1)

(1) Acadêmico de Engenharia Ambiental, IEAA/UFAM. CEP: 69.800-000 - Humaitá – AM. e-mail: reneirocha@hotmail.com

(2) Prof. (a) do Colegiado de Engenharia Ambiental, IEAA/UFAM. CEP: 69.800-000 - Humaitá – AM

RESUMO – Bacia Amazônica é bem representada macroclimaticamente pela região de Manaus, que além de possuir as melhores séries de dados disponíveis, se localiza na parte central da bacia. Os vários componentes de entrada do balanço hídrico de uma zona radicular hipotética podem ser representados através de um diagrama esquemático. O que entra neste sistema é apenas a água da precipitação. O que sai é resultado da evapotranspiração real e da água que percola abaixo do alcance do sistema radicular das plantas que ali se encontram. O presente trabalho consiste em determinar o balanço hídrico da região de Manaus, usando os dados das normais meteorológicos referentes ao período de 2006.

Palavras- chave: precipitação, temperatura, média

________________________________________________________________ Graduandos em Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Amazonas

INTRODUÇÃO

A chuva é um dos elementos meteorológicos que exerce influência direta sobre as condições ambientais, agindo diretamente sobre o balanço de água no solo e, indiretamente através de outras variáveis como, temperatura do ar e do solo, a umidade do ar e a radiação solar, que atuando em conjunto limitam ou favorecem o crescimento e o desenvolvimento de uma civilização em cada região do globo terrestre.

A principal utilização do balanço hídrico é identificar locais onde uma determinada cultura pode ser explorada com maior eficácia. Os balanços hídricos têm sido utilizados para estimar parâmetros climáticos e, a partir deles, estabelecer comparações entre as condições predominantes em locais diferentes. Se a mesma metodologia de cálculo do balanço hídrico for adotada para todos os locais de uma mesma região, é possível identificar os locais climaticamente favoráveis para a exploração de uma determinada cultura a partir da comparação dos resultados obtidos.

Para BASTOS (1990), nos trópicos, o parâmetro climatológico mais importante a ser considerado é a chuva.

A Bacia Amazônica é bem representada macroclimaticamente pela região de Manaus, que além de possuir as melhores séries de dados disponíveis, se localiza na parte central da bacia.

As medidas de temperatura por termômetros tradicionais mostraram que houve um aumento de 0,5º C no século passado (ANON, 1990). Este aumento de temperatura inevitavelmente irá causar um aumento na evapotranspiração e conseqüentemente um aumento do seu retorno à superfície terrestre.

Molion (1987) identificou que os principais mecanismos de precipitação na região amazônica são devidos à convecção diurna, linhas de instabilidade e aglomerados convectivos associados à penetração de sistemas frontais vindos de Sul/Sudeste.

OBJETIVO

O objetivo do presente trabalho consiste em determinar o balanço hídrico normal da região de Manaus, usando os dados das normais meteorológicos referentes ao período de 2006.

METODOLOGIA

A cidade de Manaus é a capital do estado do Amazonas, localizada na Região Norte do Brasil. Situa-se na confluência dos rios Negro e Solimões (03°01’07” S, 60°01’34” W), tem uma área aproximada de 11.401 Km² e altitude de 48 m acima do nível do mar.

O cálculo do balanço hídrico foi obtido com a aplicação do método de Thornthwaite Matter (1955) citado por Mota (1989):

ETP= F_c.16〖.(10 T/I)〗^a;

I= ∑_(i=1)^12▒(t_i/5)^1,514 ;

a=67,5.〖10〗^(-8) .〖 I〗^3-7,71 .〖10〗^(-6) .I^2 + 0,01791 . I + 0,492

Neste trabalho foram utilizadas as informações de registros de precipitação a partir do ano de 2006, das cidades de Belém e Manaus, comparando os dois Balanços Hídricos usando o método de Thornthwaite e Matter (1955), porém o Balanço Hídrico da cidade de Belém já estava disponível, assim sendo os dados manipulados foram apenas da cidade de Manaus, tal método

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com os dados obtidos puderam-se desenvolver os gráficos abaixo:

Gráfico 1: Extrato do balanço Hídrico mensal.

Gráfico 2: Extrato do balanço Hídrico mensal.

Gráfico 3: deficiência, excedente, retirada e reposição hídrica ao longo do ano.

Conhecer o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com