TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DAS INTERNAS REINCIDENTES DA CADEIA PÚBLICA FEMININA DE MANAUS - AM

Por:   •  19/6/2018  •  Monografia  •  20.654 Palavras (83 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 83

[pic 1]

UNIVERSIDADE NILTON LINS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

O PERFIL DAS INTERNAS REINCIDENTES DA CADEIA PÚBLICA FEMININA DE MANAUS - AM

[pic 2]

MANAUS - AM

2013

          MICHELLE JULIANA THOMAZ SILVA[pic 3]

O PERFIL DAS INTERNAS REINCIDENTES DA CADEIA PÚBLICA FEMININA DE MANAUS - AM

Monografia apresentada à Universidade Nilton Lins como exigência parcial para obtenção do título de Bacharela em Serviço Social sob a orientação da professora Luiza de Marilac Miléo Moreira.

MANAUS - AM

2013

MICHELLE JULIANA THOMAZ SILVA

O PERFIL DAS INTERNAS REINCIDENTES DA CADEIA PÚBLICA FEMININA DE MANAUS - AM

Monografia submetida à Banca Examinadora da Universidade Nilton Lins como parte dos requisitos necessários à obtenção do titulo de bacharela em Serviço Social.

Aprovada em: __ /__ /2013

Banca Examinadora:

__________________________________

 Luiza de Marilac Miléo Moreira – Presidente

Assistente Social

Mestranda em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (UFAM)

__________________________________

Isabelle Caroline do Vale Freire

Assistente Social

Especialista em metodologia do Ensino à Docência Superior

__________________________________

Pamalla Sheron Gomes de Mendonça

Assistente Social

                                 Especialista em Gestão de Pessoas.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, pela benção de concretizar esse sonho, pelo seu amor incondicional onde nos momentos mais difíceis foi minha fortaleza e refugio.  

Agradeço também à minha família, pela confiança, força e admiração que tanto me incentivaram desde o início dos estudos. Onde o apoio e a presença mesmo que distante, foram imprescindíveis para a concretização desse sonho que não foi só meu, mas uma grande conquista para toda a família.  Em especial aos meus tios Moura e Tony os quais tenho como pais, por me educarem, orientarem, apoiarem e me passarem valores e princípios de dedicação, perseverança e a importância dos estudos como valor ético, profissional e pessoal de crescimento e socialização. A minha Tia e madrinha Maria Assunção por seu apoio financeiro e orações.

As minhas amigas Suzy Dayana, Valcléia Lopes, Richelly e Gracilene Costa da Silva, as quais nos momentos mais difíceis se tornaram mais que amigas, irmãs que Deus me proporcionou escolher.

        Aos meus mestres: Carlos Henrique Gomes e Marly Marinho de Castro Martins, que apesar de não mais presentes na instituição me proporcionaram a oportunidade de aprendizados não só profissionais, mas também da vida de um modo em geral.

        E aos presentes mestres Ângela E.Gama, Brás Cogo, Elaine Lira, Ercílio Laborda, Ernani Jesus, Isabelle Freire, Socorro Cordeiro, Simy Laredo e Vera Pereira por toda paciência, dedicação, disponibilidade e compreensão nesses anos, além da amizade, carinho e preocupação. Minha sincera gratidão e respeito.

        A Coordenadora do curso Gerlane Andreocci, e à Prof.º e Orientadora Luiza de Marilac Miléo Moreira, pelo excelentíssimo trabalho, que integrado ao profissionalismo ético, a paixão pela docência e comprometimento em formar profissionais éticos pautados nos princípios da humanização, equidade, justiça e direitos.

DEDICATÓRIA

À minha mãe, por todo cuidado, esforço, compreensão e companheirismo nos momentos mais difíceis, pois ser mãe não é apenas estar presente, educar, alimentar, socializar. Ser mãe é ser completamente disponível e disposta mesmo sem disposição, é amar sem limites independentes da circunstância, mas que só temos ciência quando vivenciamos essa dádiva. Te amo,obrigado por ser essa mulher humilde e  adorável.

Prisão

Quatro mil mulheres, no cárcere,

e quatro milhões – e já nem sei a conta,

em lugares que ninguém sabe,

estão presas, estão para sempre

– sem janela e sem esperança,

umas voltadas para o presente,

outras para o passado, e as outras

para o futuro, e o resto – o resto,

sem futuro, passado ou presente,

presas em prisão giratória,

presas em delírio, na sombra,

presas por outros e por si mesmas,

tão presas que ninguém as solta,

e nem o rubro galo do sol

nem a andorinha azul da lua

podem levar qualquer recado

à prisão por onde as mulheres

se convertem em sal e muro.

 (Cecília Meireles)

RESUMO

Este trabalho analisa o perfil das internas reincidentes na Cadeia Pública Feminina de Manaus. Apresentando fatores que possam influenciar essa questão e as políticas públicas que abrangem esse grupo. Traz uma breve historicidade sobre o sistema prisional brasileiro e as leis que o compõem, demonstrando sua ineficiência administrativa por não cumprir seus deveres que compreendem a individualização da pena e a ressocialização, transgredindo a dignidade humana dessas internas. Tal ineficiência do Estado contribui para a indignação das mesmas, perpetuando a falta de conscientização dessas internas de seus atos delituosos deixando-as a mercê das armadilhas ilusórias do crime. Assim, aperfeiçoam-se criminalmente através da neutralidade do Estado aliada a falta de recursos financeiros, estrutura física e da falta de acesso aos seus direitos, acentuados pelo preconceito e discriminação que permeiam a vida dessas mulheres, através da sociedade, da família e da própria instituição que reflete o descompromisso do Estado ao não reintegra-las a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (134.1 Kb)   pdf (801.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 82 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com