TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETENCIAS PROFISSIONAIS

Artigos Científicos: COMPETENCIAS PROFISSIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Competências Profissionais

ALESSANDRA SANTOS VENÂNCIO LOPES RA:281157

CAMILA DE OLIVEIRA SANTOS CORRÊA RA:267758

KELMA MISSILENE L. LIMA RA:267820

LILIANE GOMES DA COSTA RA:267590

TATIANE GOMES DA COSTA RA:267589

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Competências Profissionais”, sob orientação do professor-tutor a distância Tatiane Heiffig Borges Bispo

SOBRADINHO

2012

Matemática sempre é uma matéria não muito querida pelos alunos, não seria diferente para os alunos do escola classe 03, muitos sentem dificuldades ou não sabem para que serve essa matéria. Isso de certo modo é uma grande falha do ensino, que apenas "joga" o conhecimento, não nos ensinando a usá-lo, nesse ponto entrariam as brincadeiras, que desse modo nos ensinariam como o que aprendemos pode ser útil no dia a dia. Para isso a brincadeira precisa contemplar a matéria aprendida, não é necessário haver nota nem nenhuma forma de avaliação, pois ao ouvir essas duas palavrinhas muitos alunos já perdem o interesse pela atividade, ou então sentem medo de não serem bem avaliados.

Faça apenas uma brincadeira, um momento de lazer para os alunos se soltarem e colocarem em prática o que aprenderam, e enquanto eles brincam o professor simplesmente avalia se a matéria precisa ou não de um reforço. Os jogos constituem um espaço privilegiado para a aprendizagem e, quando bem utilizados, ampliam possibilidades de compreensão através de experiências significativas que se propõem.

Nos jogos por seu caráter coletivo, permitem que os alunos troquem informações, façam perguntas e explicitem suas ideias, estratégias e concepções numéricas avançando em seu processo de aprendizagem.

Kamii escreve sobre os princípios de ensino, que são apresentados em três títulos:

1)A criação de todos os tipos de relações – a criança que pensa na sua vida cotidiana, consegue raciocinar sobre muitos outros assuntos ao mesmo tempo.

2) A quantificação de objetos – deve-se apoiar a criança a pensar sobre número e quantidade de objetos, quantificando-os com conhecimento lógico, comparando conjuntos móveis.

3) Interação social com os colegas e os professores – apoiar a criança a conversar com seus colegas e imaginar como está desenvolvendo o raciocínio em sua cabeça.

Comenta-se sobre as situações que o professor pode aproveitar para ensinar os números. São apresentadas em dois tópicos: vida diária e jogos em grupo. Para se ensinar quantificação, é necessário ligá-la à vivência da criança, distribuindo os materiais, dividindo os objetos em partes iguais, coleta dos objetos, registro de dados e arrumação da sala de aula e votação.

Jogos em grupo proporcionam raciocínio amplo e comparação de quantidades, trabalhando jogos com alvos (boliche ou bolinhas de gude), jogos de esconder, brincadeiras de pegar, jogos de adivinhação, jogos de tabuleiro, jogos de baralho, jogos de memória. O ponto central e essencial da teoria de Piaget é a da abstração reflexiva e da construção de uma estrutura numérica pela criança, através da abstração reflexiva.

Conforme entendimento, a ludicidade hoje faz parte do processo educacional da maioria das escolas, tornando assim, uma facilidade para a aprendizagem dos alunos e uma vitória no ensino para a escola e principalmente para os professores.

Projeto de ensino e aprendizagem

a) Público-alvo: 5° ano do Ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com