TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETENCIAS PROFISSIONAIS PEDAGÓGICAS

Casos: COMPETENCIAS PROFISSIONAIS PEDAGÓGICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 2

“A professora Renata, de uma turma do primeiro ano de escolaridade, leva todos os dias para a sala de aula um livro de literatura infantil e o lê para os alunos. Ao terminar, pergunta qual foi a parte da história que eles mais gostaram e a escreve no quadro. Em seguida, lê em voz alta o trecho que escreveu, acompanhando com o dedo a leitura. Como a biblioteca da escola é pequena, ela pediu a contribuição das crianças para que trouxessem livros, revistas ou jornais de suas casas. No dia seguinte ao pedido, recebeu a visita de Alice, mãe de um aluno, indagando-a sobre o motivo do pedido, já que a maioria das crianças daquela turma ainda não sabia ler.”

(Fonte: ENADE 2008 – Pedagogia)

Em aproximadamente dez linhas, elabore um texto que:

a) Apresente e explique duas justificativas pedagógicas que deverão fundamentar a resposta da Professora Renata para Alice.

b) Explique a persistência do analfabetismo funcional, a despeito do trabalho pedagógico realizado nas escolas.

Resposta:

Para fazer com que a criança se torne um leitor faz-se necessário que a mesma se sinta atraída pela leitura, assim como, o prazer deve estar presenta na atividade. Com a atitude de deixar a criança escolher o que ler, entende-se que ela procurará um tema, história ou mesmo quadrinhos que goste o que tornará mais fácil a atração e o prazer pela leitura.

Atitudes como essa, colaboram na diminuição do analfabetismo funcional, já que nem todos gostam de ler o mesmo tema. Cabe ao educador criar ou encontrar mecanismos que incentivem e facilitem o aluno a ter acesso a livros, no intuito de que esses possam se tornar bons leitores e escritores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com