TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Monografias: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  1.092 Visualizações

Página 1 de 3

CENSUPEG – Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar

Psicopedagogia Hospitalar – Definição, Conceitos e Atuação do Psicopedagogo

Professora: Maria Martha

Por: Sheila Barbosa Aguiar de Barcelos (Turma 2)

MACAÉ

2013

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Embora se torne difícil à inserção do profissional psicopedagogo na unidade hospitalar quase sempre constituída como espaço de profissionais de saúde. Como psicopedagogo hospitalar é imprescindível compreender todo o corpo de uma estrutura hospitalar, por se tratar de uma área relativamente nova, onde a instituição hospitalar em alguns casos não saberá ao que pedir ao psicopedagogo e cabe a ele o que pode acrescentar em benefício do paciente e da instituição. O psicopedagogo irá por em ação um questionamento e reflexão de como se adaptar a este novo ambiente, provido de regras, normas, valores e função social, o qual o mesmo deverá se conscientizar de sua identidade profissional e delimitar e até onde vai a sua atuação e a do outro profissional, realizando o devido encaminhamento quando se fizer necessário. O psicopedagogo junto à equipe multidisciplinar atuará de forma coesa e nunca isoladamente ou fragmentada, é importante que haja um espaço para que os conhecimentos de ambos profissionais envolvidos neste contexto sejam integrados a novas idéias, compartilhados e ressignificados, conhecer o olhar de cada um contribuirá para reconhecer as dificuldades pessoais e institucionais para por em ação uma atitude sistemática, contínua e reflexiva, de maneira a contribuir para que o vínculo entre a equipe se consolide o mais prazeroso possível, visando um ambiente mais humanizado ao paciente pediátrico. O qual nos remete a ser um ambiente impessoal, frio, hostil, assustador, incompreensível e depressivo, vivenciado e sentido na condição de hospitalizado.

Fica evidente que o campo de atuação da psicopedagogia hospitalar tem suas limitações. Devagar,escutando,observando e dialogando é possível se conhecer toda a rotina do hospital, criar vínculos com outros profissionais somando competências e dividindo responsabilidades junto a outros especialistas.

De um modo geral o papel do psicopedagogo é interagir junto às equipes multidisciplinares intervindo nos estabelecimentos de saúde, colaborando com outros profissionais, orientando a metodologia a ser aplicada no trato com o paciente e sua família; elaborar diagnóstico das condições de aprendizagem das pessoas internadas; Adaptar os recursos psicopedagógicos para o contexto da saúde, utilizando estes recursos para elaborar programas terapêuticos de ensino/aprendizagem nas circunstâncias em que as pessoas estejam com as suas habilidades adaptativas enfraquecidas por razões de saúde; elaborar e aplicar programas comunitários de prevenção de conduta de risco e de promoção de comportamentos saudáveis; criar e desenvolver métodos e programas psicopedagógicos em contextos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com