TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Psicólogo Nas Equipes Multidisciplinares Na área Da Educação E Saúde

Artigos Científicos: O Papel Do Psicólogo Nas Equipes Multidisciplinares Na área Da Educação E Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 4

Atualmente a Psicologia tem ido além de suas fronteiras (comportamentos e processos mentais) e ingressado em outras áreas com o fim de possibilitar uma comunicação entre profissionais de diferentes áreas e um melhor desempenho no campo em que atuam. A Psicologia une as ciências, complementando-as entre si, esclarecendo e facilitando o sucesso e o desenvolvimento profissional e social, uma vez que está ligada primordialmente ao bem estar do indivíduo. O psicólogo tem estado presente no campo jurídico, do trabalho, social, esportivo, familiar, comunitário, hospitalar, escolar, entre outros.

1.0 O papel do Psicólogo nas equipes multidisciplinares na educação

O papel do psicólogo no contexto escolar é bem amplo, pois ele atua desde os alunos, familiares, educadores á outros funcionários em geral nas instituições de ensino. Cabe aos psicólogos educacionais desenvolver o seu trabalho em parceria com os educadores de forma a tornar a aprendizagem mais atrativa e significativa aos alunos, principalmente no que diz respeito à motivação e as dificuldades, assim intervindo na rotina escolar.

Entre as funções do psicólogo destaca-se:

-a avaliação de possível dificuldade de aprendizagem e problemas;

-orientação a familiares e professores sobre qual a melhor maneira de lidar com os problemas e encaminhar quando necessário;

-supervisão, orientação e execução do trabalho na área de psicologiaeducacional;

-desenvolver com os participantes do meio escolar, atividades visando identificação e solução de problemas psicossociais que possam bloquear o desenvolvimento e potencialidade;

-realizar pesquisas, diagnósticos e fazer intervenções psicopedagogia individual ou em grupo.

Para finalizar, é importante ressaltar também que papel do psicólogo, dentro da escola, difere do modelo clínico encontrados em consultórios, caso contrário todos os objetivos acima perdem o foco.

2.0 O papel do psicólogo nas equipes multidisciplinares na área da Saúde

O papel do psicólogo na área da saúde é voltado para práticas multidisciplinares, pois trabalha com grupos de diferentes especialidades em busca de uma meta comum. Proporciona o diálogo entre os profissionais envolvidos para que possam entender e tratar os problemas reais e não os aparentes dos pacientes, atendendo também as dificuldades de acompanhamento de seus familiares.

A presença do psicólogo nas unidades de saúde promove a prevenção e o tratamento de doenças, uma vez que orienta o comportamento e a atitude do paciente em relação á situação em que se encontram, enquanto desenvolve a melhoria do desempenho das equipes de saúde facilitando a compreensão desta no que diz respeito aos indivíduos assistidos.

A psicologia encaminha-se para a integração entre a teoria e a prática desenvolvendo uma atitude positiva dos conceitos da saúde, influenciando o cotidiano e criando um vínculo educativo entre os indivíduos e o meio em que eles vivem.

O objetivo dapsicologia da saúde é entender o indivíduo como parte fundamental para a qualidade de vida na sociedade, considerando os aspectos internos e externos que o afetam, para formar estratégias que visem o bem-estar da comunidade.

A intervenção do psicólogo pode contribuir também para a redução das doenças e da utilização de medicamentos, pois previne o aparecimento de doenças e ameniza os problemas já existentes; desta forma surge a possibilidade de uma melhora na utilização dos serviços e recursos de saúde.

Finalmente, o psicólogo contribui na relação da equipe de profissionais da saúde servindo de mediador entre eles e o paciente.

O psicólogo escuta o paciente e sua família, a opinião

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com