TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação da Equipe Multidisciplinar no Atendimento do Paciente com Suspeita de IAM

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 2

É de extrema importância a atuação da equipe multidisciplinar no atendimento do paciente com suspeita de IAM, pois trata-se de uma emergência clínica e este deve receber o atendimento imediatamente, pois caso contrário poderá evoluir para uma arritmia cardíaca e consequentemente uma parada cardíaca. Além disso, o profissional deve estar capacitado para realizar os procedimentos, monitoramento dos sinais vitais e monitoramento cardíaco, bem como analisar os resultados de exames (bioquímicos e ECG), fornecer informações do quadro clínico ao paciente e familiares, possíveis procedimentos, tratamento medicamentoso, procedimento cirúrgico, internação em UTI, enfim, este deve estar preparado para tomar as devidas decisões.

O Infarto Agudo do Miocárdio se caracteriza pelo impedimento do fluxo sanguíneo causado pela presença de um embolo (trombo ou placas de ateroma) em uma determinada artéria coronária do músculo cardíaco resultando em injúria celular e em casos mais graves necrose celular.

Os principais fatores que contribuem para a incidência de IAM encontram-se as dislipidemias, ou seja, as taxas aumentadas de colesterol e triglicerídeos, pois sabe-se que os valores limítrofes se encontram entre 200 mg/dl para colesterol total, 130 mg/dl para colesterol LDL, 60 mg/dl para colesterol HDL e 150 mg/dl para triglicerídeos, porém, estes valores podem alterar de acordo com o laboratório de análises clínicas, além do diabetes, arterioesclerose, sedentarismo, tabagismo, dieta não balanceada, entre outros fatores.

Para se chegar ao diagnóstico preciso de IAM é necessário avaliar os sinais e sintomas, tais como: dor torácica, que pode irradiar para membros superiores principalmente do lado esquerdo, além do pescoço, náusea, vômito, sudorese, palidez, entre outros sinais clássicos.

Entretanto sabe-se que é necessário a realização do ECG e a dosagem de enzimas cardíacas (marcadores bioquímicos de lesão miocárdica), principalmente CK-MB, troponina T, mioglobina. Estas enzimas apresentam alta taxa de especificidade e encontram-se no músculo cardíaco, algumas delas, apresentam também alta sensibilidade como por exemplo a mioglobina e a troponina e estas podem estar presentes na corrente sanguínea em níveis suficientes para determinar situações  de micro infartos, injúria ou necrose celular.

Além disso, é de extrema importância a realização do ECG, pois neste será possível estabelecer o diagnóstico de IAM, uma vez que, será visível a presença de uma arritmia cardíaca, caracterizada pelo supradesnível do segmento ST, confirmando o diagnóstico de infarto.

SANTOS, Elizabete Silva dos et al. Cardioversão Elétrica e Lesão Miocárdica: Avaliação pelos Novos Marcadores de Injúria Cardíaca. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 86, n. 3, mar. 2006.

FRANCO et al. Patologia - Processos Gerais. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2010.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com