TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPONENTES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

Trabalho acadêmico: COMPONENTES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO 4

3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5

4 COMPONENTES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 6

5 MELHORIA NOS PROCESSOS EMPRESARIAIS COMO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 7

6 SISTEMA 8

7 CLASSIFICAÇÃO DO SISTEMA 9

8 SISTEMA EMPRESA 10

9 SISTEMA DE INFORMAÇÃO 11

10 IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS 12

11 ASPECTOS QUE FORTALECEM OS SITEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL NAS EMPRESAS 13

12 RELATÓRIOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 14

13 CONDIÇÕES DE TOMADA DE DECISÃO 15

14 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais todas as empresas, para obterem o retorno almejado e se manterem no mercado, necessitam de controles eficientes para que os gestores possam estar a par do que está acontecendo, podendo assim, tomar suas decisões em momento oportuno. Para acompanhar e gerenciar os processos, sejam eles de negócios, organizacionais ou gerenciais, é possível utilizar a Tecnologia da Informação (TI) para automatizar a execução de tarefas e atividades, objetivando com isso, aperfeiçoar o processo de negócio da organização, reduzir custos e agilizar as atividades.

A partir do ingresso da Tecnologia da Informação no ambiente empresarial, esta “começou a modificar radicalmente o trabalho – sua localização, rapidez, qualidade”, entre outros fatores (DAVENPORT, 1994, P. 43).

Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é de destacar a importância da utilização do sistema de informação gerencial como ferramenta para o fornecimento de informações para a tomada de decisão.

Dados, informação e conhecimento

São elementos que conduzem as empresas nos seus negócios. As organizaçõesdefinem de onde serão adquiridos os dados, e as redes de comunicação para onde os mesmo serão direcionados. Os dados não podem por si só sustentar a estruturação necessária para tomada de ação. OLIVEIRA (2002, p.51), diz que “dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação”.

Para que a empresa obtenha resultados, os gestores atribuem valores às informações e baseados nas informações esta o sucesso da empresa.

PADOVEZE (2000, p. 43) apud NAKAGAWA, define: “informação é o dado que foi processado e armazenado de forma compreensível para seu receptor e que apresenta valor real percebido para suas decisões correntes ou prospectivas”.

A base do conhecimento facilita reconhecer quais dados e informações são úteis para se atingir os objetivos traçados pela organização.

De acordo com LAUDON e LAUDON (1999, p. 10), “conhecimento é o conjunto de ferramentas conceituais e categorias usadas pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar a informação”.

tecnologia da informação

O ambiente empresarial cada vez mais dependente de informações e de toda a infra-estrutura tecnológica que permite o gerenciamento de enormes quantidades de dados.

Segundo PEREIRA e FONSECA (1997, p. 239), “a tecnologia da informação surgiu da necessidade de se estabelecer estratégias e instrumentos de captação, organização, interpretação e uso das informações”.

O uso adequado dos recursos da Tecnologia de Informação garante a qualidade e pontualidade das informações. A gestão estratégica das informações, resultante da Tecnologia da Informação é parte integrantede qualquer estrutura gerencial de sucesso.

componentes da tecnologia da informação

O diferencial das empresas atualmente está ligado na velocidade em que as informações são absorvidas e a rapidez em que são tomadas as decisões.

A Tecnologia da informação baseia-se nos seguintes componentes: Hardware e seus dispositivos e periféricos;

- Software e seus recursos;

- Sistemas de telecomunicação;

- Gestão de dados e informações.

A soma desses componentes melhora o nível de atuação das empresas, aumentando a produtividade e desempenho dos negócios.

melhoria nos processos empresariais com o uso da tecnologia da informação

Ao falar em tecnologia da informação, não podemos deixar de mencionar que é o item que inovou o mundo dos negócios, pois, cada vez mais é exigido que as empresas forneçam dados confiáveis, versáteis, eficientes e eficazes para a tomada de decisões.

Devido à melhoria nos processos industriais que o uso da tecnologia da informação proporciona, é possível reduzir custos, melhorar a qualidade nos serviços oferecidos, atender melhor o cliente, além de ter a oportunidade de expandir seus negócios para novos mercados ou segmentos.

Apesar do custo elevado no investimento para implantar a tecnologia da informação, a satisfação e o retorno são garantidos.

sistema

Os sistemas de informação são utilizados pelas empresas principalmente para agilizar o processo de tomada de decisão, disponibilizando informações oportunas e em tempo real aos tomadores de decisão. O sistema de informações é a reunião de vários elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e armazenam, difundem osdados e informações oportunas e relevantes para determinadas finalidades, e que serão úteis aos gestores da entidade.

classificação do sistema

Os sistemas podem ser classificados em sistemas abertos e fechados. Um sistema aberto interage com o seu ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com