TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPOSTOS ORGÂNICOS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 9

CLARETIANO

CENTRO UNIVERSITÁRIO

BIOQUÍMICA

EVANDRO JOSÉ DA SILVA

GARANHUNS

FEVEREIRO - 2015


EVANDRO JOSÉ DA SILVA

BIOQUÍMICA

TRABALHO APRESENTADO AO PROFESSOR MARCEL FREZZA PISA DA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DA TURMA B1, DO CURSO DE BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

CLARETIANO

CENTRO UNIVERSITÁRIO

INTRODUÇÃO

                    O presente trabalho tem como objetivo responder as seguintes questões:

1) Escolha três compostos orgânicos e três inorgânicos e descreva suas características químicas e suas funções na célula animal.

2) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano, explique como funciona o sistema-tampão e qual é seu papel na atividade física.

                   

COMPOSTOS ORGÂNICOS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

SOLUBILIDADE

                    Os compostos orgânicos são insolúveis em água, porém podem ser solvidos em outros compostos orgânicos sejam polares ou apolares. Contudo, há alguns compostos orgânicos apolares que podem ser solvidos em água. São eles: ácido acético, açúcar, álcool comum, acetona, etc.

COMBUSTIBILIDADE

                    Atualmente boa parte da energia consumida é proveniente da combustão de compostos orgânicos. Podemos citar como exemplo o gás de cozinha e o álcool dos automóveis. Desta forma, podemos concluir que os compostos que são bons geradores de energia através da combustão são de origem orgânica.

POLARIDADE

                    Essa característica acontece a partir da ligação de átomos de carbono ou entre átomos de carbono e hidrogênio. É importante salientar que compostos orgânicos formados somente por carbono e hidrogênio são apolares, pois desta forma apresentam uma desigualdade de eletronegatividade. Isso se da quando dentro de molécula de um composto orgânico existir outro elemento químico além d e carbono e hidrogênio.

EXEMPLOS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

PROTEÍNAS

                    As proteínas são a fonte constitutiva de todos os seres vivos, desde os microscópicos aos grandes animais e plantes do nosso planeta e são de vital importância para o desempenho das funções motoras, transporte, hormonais, estruturais e imunológicas. As principais proteínas conhecidas são as hemoglobinas que são responsáveis pelo transporte de oxigênio nas hemácias e a queratina, que formam estruturas como cabelos e unhas. São formadas por moléculas chamadas de aminoácidos unidas por ligações peptídicas. Participam da síntese proteica que é um fenômeno que se desenvolve no interior das células. É um fenômeno relativamente rápido, mas muito complexo. O código para a produção da proteína encontra-se na molécula do DNA. Possui varia funções para célula das quais podemos citar:

- Atua no mecanismo de transporte facilitação a entrada de substancias entre células;

- Composição da membrana plasmática;

- Atuam como organizadoras de cromatina (composto de DNA associado a algumas células);

- Atuam como enzimas biocatalizadoras

GLICÍDIOS

                    Os glicídios também conhecidos como açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono são compostos por biomoléculas orgânicas formadas por hidrogênio, oxigênio e carbono. Possuem várias funções, contudo as mais comuns seria a reserva energética e estrutural para o corpo. Atuam como uma espécie de esqueleto de alguns tipos de células como, por exemplo, a celulose e a quitina. Os carboidratos são à base da nossa alimentação. Sua concepção se da através das células vegetais através da quimiossíntese e da fotossíntese. Ele também participa na formação de partes do corpo dos seres vivos. São divididos em três classes: Monossacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos. Dentre suas funções nas células podemos destacar as seguintes:

- Suprimento de energia para que as células realizem suas atividades orgânicas;

- Facilita o desdobramento completo dos lipídios nos processos de liberação de energia;

- Fornecimento de combustível para um completo e apropriado funcionamento do sistema nervoso central.

LIPÍDIOS

                    Os lipídios também conhecidos como gorduras são compostos orgânicos que possuem diversas funções biológicas. Tem como característica a insolubilidade em água, porém é solúvel apenas em solventes orgânicos, como o álcool e o éter.  São compostos formados por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono. Divide-se em cinco classificações específicas que são: carotenoides, carídeos, fosfolipídios, triglicerídeos e esteroides.  Dentre suas funções podemos destacar quatro delas que são:

- Fornecimento de energia para a célula;

- Participação da criação da membrana celular;

- Atuam como isolante térmico nos animais endotérmico;

- Facilita algumas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos.

COMPOSTOS INORGÂNICOS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

                    Os compostos inorgânicos têm como características singular e diferente dos orgânicos, a formação de sua estrutura por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes e a ausência de átomos de carbono em cadeias ligadas a átomos de hidrogênio. Desta forma, o CO2, H2CO3 ou outros compostos carbonados, são inorgânicos por não possuírem cadeia carbônica estruturada. Dentre os compostos inorgânicos podemos destacar os seguintes: sal, ácido, base ou óxido.

EXEMPLOS DE COMPOSTOS INORGÂNICOS

SAIS

                    Essas substâncias são de fundamental importância para nosso organismo. São compostos capazes de se dissociar da água e por consequência liberam íons em pequena porcentagem. Atuam como componentes importantes na formação e manutenção dos ossos do corpo humano (principalmente os fosfatos de cálcio). Agem na manutenção do equilíbrio osmótico. Como o corpo não é capaz de produzir minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, este será eliminado através das fezes e da urina. Os sais minerais têm participação nos mecanismos de osmose, estimulando, em função de suas concentrações, a entrada ou a saída de água na célula. Nas células o grau de densidade do material “INTRACELULAR” em relação ao meio extracelular é determinado pela concentração de sais minerais na célula. Os sais minerais tem papel fundamental para a manutenção do equilíbrio hidrossalino da pressão osmótica e da homeostase na célula. Também servem como neutralizador de ácidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com