TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO COMERCIAL

Projeto de pesquisa: COMUNICAÇÃO COMERCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 9

1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A história da Comunicação Empresarial se desenvolve no inicio do século XX nos EUA, onde o jornalista Ivy Lee que atuava em Nova Iorque decide deixar a profissão e montar o primeiro escritório de Relações Publicas em 1906.

O objetivo era concentrar os esforços para recuperar a credibilidade do empresário John D. Rockfeller, acusado de combater impiedosamente as pequenas e médias organizações.

A ideia de Lee era garantir a publicação de notícias empresariais nos espaços editoriais, deixando de lado o tradicional espaço publicitário comprado pela maioria das empresas.

A General Electric (GE) é considerada uma das pioneiras em Comunicação Empresarial ao implantar, na década de 60 do século XX, uma série de debates entre os executivos da empresa e os intelectuais da época como o teórico Marshall Mcluhan. Além de estimular o pensamento estratégico dos executivos, a GE divulgava o que a cúpula da empresa estava a pensar.

As relações públicas conquistaram o mundo a partir da experiência nos Estados Unidos. Chegaram ao Canadá e à França nos anos 40 e na década seguinte a países como Holanda, Inglaterra, Noruega, Itália, Bélgica, Suécia e Finlândia. Em 1958, a Alemanha começava a ter contato com a área.

Uma observação importante é quando falamos sobre organização, estamo-nos a referir também a entidades e instituições públicas e privadas. Na Comunicação, entendemos que o termo organização pode ser utilizado para o cliente em geral sem desprezar as particularidades de cada um.

O modelo para desenvolvimento de uma Comunicação eficiente que, de acordo com Jakobson ,no site www.colegioweb.com.br possui os seguintes elementos

Emissor – o que emite a mensagem.

Receptor – o que recebe a mensagem.

Mensagem – o conjunto de informações transmitidas.

Código – a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem.

Canal de Comunicação – por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar…

Contexto – a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente.

Quando um desses elementos não é respeitado, o processo de Comunicação enfrenta problemas difíceis de serem diagnosticados, que podem trazer sérios danos aos objetivos e resultados da empresa, desta forma,

A identificação do receptor ou público-alvo é um dos passos fundamentais para uma Comunicação eficiente. Segundo o site www.bocc.ubi.pt/ para saber a melhor forma de se comunicar, é preciso traçar o perfil desse público: número de pessoas a serem atingidas, divisão por região, se houver nível de escolaridade, relacionamento desse público com a organização, anseios e reivindicações desse público. A partir daí, define-se a resposta desejada pelo cliente.

E também de Kotler, a definição do ambiente de Marketing da empresa, no site www.bocc.ubi.pt/, inclui sete tipos de público:

Públicos financeiros: Bancos, empresas de investimentos e acionistas são os principais públicos financeiros;

Públicos de média: Jornais, revistas, estações de rádio e canais de televisão;

Públicos governamentais: A administração deve considerar as ações do governo. Os profissionais de marketing devem consultar os advogados da empresa sobre questões de segurança do produto, características da propaganda enganosa e outros assuntos;

Grupos de interesse: As decisões de marketing da empresa podem ser questionadas por organizações de consumidores, grupos ambientalistas, representantes de minorias e outros. O departamento de relações públicas pode ajudar a empresa a manter-se em contato com estes grupos de cidadãos e de consumidores;

Públicos locais: Toda empresa tem públicos locais como vizinhos e organizações comunitárias. As grandes empresas em geral designam um funcionário para desempenhar a função de relações públicas na comunidade, frequentar as reuniões, responder às perguntas e contribuir para causas úteis;

Público geral: A empresa deve preocupar-se com a atitude do público geral relacionada aos seus produtos e atividades. A imagem que o público tem da empresa afeta as suas compras;

Públicos internos: Os públicos internos da empresa incluem seus empregados, gerentes, voluntários e diretores. Quando os empregados se sentem bem na sua empresa, essa atitude positiva influencia diretamente os públicos externos.

Segundo Argenti (2006, p.81) a comunicação empresarial constitui uma importante ferramenta da área comunicativa, onde é possível melhorar a imagem de uma empresa, produto ou mesmo relacionamento com funcionários e público alvo.

Em momentos de crise a salvação pode chegar por meio de muita criatividade e trabalho em equipe.

Saber analisar, planejar, ouvir e agir em acordo com as necessidades das empresas, valorizando produtos, marcas e funcionários são traços fundamentais para manter uma boa comunicação organizacional. Desse modo, fica evidente que a criação de um planejamento de comunicação empresarial eficiente aumentará muito as chances da empresa obter sucesso.

2. RELAÇÃO INTERPESSOAL NAS EMPRESAS

Quando ouvimos falar em relacionamento interpessoal, automaticamente lembramos do relacionamento entre pessoas, e está correto. Mas para existir este bom relacionamento, primeiramente precisa haver o relacionamento intrapessoal, que é a comunicação que mantemos conosco. É o diálogo interior, como eu convivo com o meu ‘EU’. Pois qual é a chance de me dar bem com alguém se não estou bem comigo? E este fator precisa ser levado em consideração pelos gestores, pois em algumas situações o problema da equipe pode não estar no relacionamento das pessoas, mas em problemas pessoais.

Em uma organização, lidamos com diversos tipos de pessoas que possuem temperamentos diferentes e capacidades diferentes. Quando conhecemos nossos limites, nossas motivações e reações, a forma de encarar situações turbulentas é vista de uma maneira mais racional e menos exposta a nossas emoções, diminuindo o risco de tomarmos decisões impulsivas e até mesmo errôneas.

Conflitos internos estão presentes quando falamos de inteligência emocional, eles que auxiliam no fortalecimento das emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com