TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL PARA A ASCENSÃO NA CARREIRA.

Monografias: COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL PARA A ASCENSÃO NA CARREIRA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL PARA A ASCENSÃO NA CARREIRA.

Fga.Ms. Ana Elisa Moreira-Ferreira

UNIVOZ Fonoaudiologia e Consultoria em Comunicação Humana

www.univoz.com.br - univoz@univoz.com.br

A competência comunicativa é definitivamente a habilidade essencial para o sucesso na carreira no mundo corporativo.

Nos processos seletivos a forma como os candidatos se comunicam é avaliada como habilidade essencial para quase todos os cargos em empresas, além de ser um fator decisivo para a ascensão na carreira.

Estima-se que 1/3 da população mundial seja constituída de profissionais da comunicação (Vilkman, 2004). Além dos cantores, atores, locutores, e dos professores, e operadores de telesserviços, necessitam da comunicação como recurso profissional as secretárias, os os profissionais de gestão de pessoas, gerentes, diretores, líderes de equipe, vendedores, executivos.

As empresas mudaram nesses últimos 20 anos e hoje praticam o alinhamento horizontal: a gestão é compartilhada, há espaço para ouvir seus colaboradores, e torna-se cada vez mais necessário que todos na empresa participem com opiniões, posicionamentos, expressão de ideias. No mundo corporativo contemporâneo não há mais espaço para informações desencontradas, não claras, incompletas, ou redundantes.

O mundo está rápido, as informações chegam a cada toque do computador e a assimilação dessas informações e a forma de passá-las a frente deve ser clara e objetiva. Não há tempo a perder com o ”telefone-sem-fio”.

E as empresas sabem que perdem quando a comunicação não acontece de modo equilibrado. Em 2010 a Project Management Institute Brasil (PMI) realizou um estudo com 300 empresas de grande porte e constatou em 76% dessas empresas que tiveram seus projetos fracassados o motivo principal foram as falhas de comunicação. Em cerca de 46% dos empreendimentos o investimento foi de 1 a 10 milhões de reais no setor de projetos. O problema maior estava relacionado ao modo como a comunicação era trabalhada por seus lideres e gestores.

Além dos custos diretos do fracasso de um projeto, são imensuráveis as perdas financeiras pelo tempo gasto com informações incompletas ou com desentendimentos pela forma como os líderes conduzem suas equipes. E por isso as empresas investem nos treinamentos de suas equipes ou em consultorias individuais aplicados por fonoaudiólogos sobre comunicação assertiva, comunicação profissional e expressividade na interação com clientes internos e externos.

Para termos sucesso nas relações profissionais que envolvem a comunicação e, por consequência, sermos bem avaliados ampliando as chances de ascensão na carreira, alguns cuidados com a comunicação são essenciais:

1. Cada um de nós tem seu estilo de comunicador - mas este deve ser adaptado ao contexto, ao interlocutor, ao assunto. É essencial termos flexibilidade, transformando nosso estilo para a necessidade do momento, favorecendo a aproximação.

2. Escutar para entender é o primeiro passo para se comunicar bem – somente solucionamos adequadamente as problemáticas que se apresentam em nossas relações profissionais e pessoais se escutamos atentamente todas as informações, dados, fatos. Mas não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com