TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DAS PILHAS

Ensaios: CONCEITO DAS PILHAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO DAS PILHAS

Toda pilha é um dispositivo que ocorre uma reação espontânea de oxidorredução que gera corrente elétrica, que, por sua vez é aproveitada. Esses dispositivos receberam esse nome porque a primeira pilha a ser criada foi por Alessandro Volta, que era formado por discos de zinco e cobre separados por algodão molhados com salmoura. Tal conjunto era colocado de forma intercalada, uma em cima da outra, empilhando os discos e formando uma grande coluna. Como era um a pilha de discos, começou a ser chamada por esse nome. Pilha é um sistema em que a energia química é transformada de modo espontâneo em energia elétrica.

As pilhas são sempre formadas por dois eletrodos e um eletrólito. O eletrodo positivo e chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução. Já o eletrodo negativo é o anodo e é onde ocorre a reação de oxidação. O eletrólito é também chamado de ponte salina e pe a solução condutora de íons. . Ponte salina é uma ligação que existe entre o eletrodo positivo e o eletrodo negativo de uma pilha. Ela pode ser constituída de um tubo de vidro em formato de U, preenchido com uma solução aquosa concentrada de um sal bastante solúvel; pode ser o cloreto de potássio (KCl(aq)), o nitrato de amônio (NH4NO3(aq)), o nitrato de sódio (NaNO3(aq)) ou o nitrato de potássio (KNO3(aq)).

Nas extremidades desse tubo coloca-se com um algodão, lã de vidro ou ágar-ágar (substância gelatinosa retirada de algas vermelhas que é usada em alimentos e como meio de cultura em laboratórios

PILHA DE DANIELL

Em 1836, o químico e meteorologista inglês John Frederic Daniell (1790-1845) construiu uma pilha diferente da até então conhecida na época: a pilha de Alessandro Volta. Nesta pilha ele interligou dois eletrodos, que eram sistemas constituídos por um metal imerso em uma solução aquosa de um sal formado pelos cátions desse metal. Para montarmos uma pilha (célula galvânica), é preciso que os processos de oxidação e redução ocorram em locais distintos, de modo que os elétrons provenientes da oxidação circulem através de um fio externo, podendo realizar o trabalho elétrico.

Em um recipiente com uma solução de sulfato de cobre (CuSO4(aq)) e, mergulhada nessa solução, estava uma placa de cobre. Em outro recipiente separado, havia uma solução de sulfato de zinco (ZnSO4(aq)) e uma placa de zinco mergulhada. As duas soluções foram ligadas por uma ponte salina

Por fim, as duas placas foram interligadas por um circuito externo, com uma lâmpada, cujo acendimento indicaria a passagem de corrente elétrica:

O que acontece é que o zinco tem maior tendência de se oxidar, isto é, de perder elétrons, por isso, o zinco metálico da lâmina funciona como o eletrodo negativo, o ânodo, onde ocorre a oxidação: Zn( s) ↔ Zn2+(aq) + 2 e-. Os elétrons perdidos pelo zinco são transportados pelo circuito externo até o cobre, gerando a corrente elétrica que liga a lâmpada. Os íons cobre da solução recebem os elétrons (reduzem-se) e transformam-se em cobre metálico que se deposita sobre a lâmina de cobre. Isso significa que esse é o eletrodo positivo, cátodo, onde ocorre a redução: Cu2+(aq) + 2 e- ↔ Cu( s).

Embora,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com