TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE ESTATÍSTICAS

Tese: CONCEITO DE ESTATÍSTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Nessa ATPS serão dispostas de informações e dados estatísticos que vem acompanhado de uma pesquisa pela qual foi possível que nós atuássemos como supervisores do departamento de controle de qualidade assim foram necessários que se enquadrássemos como tal, foi utilizado para essa pesquisa dados informativos retirados de fontes verdadeiras, pesagens, construção de gráficos e tabelas onde eram dispostas as informações e melhorassem a visualização dos números obtidos.

Foi necessário para iniciar todos os passos o estudo das definições e dos conceitos específicos da área de estatística para que fosse possível se familiarizar da meteria que seria estudada, com base nesses estudos conseguimos chegar aos dados e elaborar tabelas de frequência e gráficos importantíssimos na realização dessa pesquisa, tão importante quanto foi preciso o entendimento dos cálculos de medidas de tendência central e dispersão.

1. CONCEITO DE ESTATÍSTICA

Estatística é uma ferramenta (ou método) que nos ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controlo de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planeamento de campanhas de marketing. Por outras palavras, o termo “Estatística”, pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.

Uma Ferramenta Multidisciplinar

Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos bem como no aprimoramento de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como na iniciativa privada.

Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. Na área médica, por exemplo, a Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença.

A Estatística permite identificar situações críticas e, consequentemente, atuar em seu controle, desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença como a AIDS. Na área tecnológica, o advento da era espacial suscitou diversos problemas relacionados fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidas de forma ruidosa e incerta ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidas de forma ruidosa e incerta.

A Estatística possui dois grandes ramos:

l - Estatística Descritiva: compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa.

II - Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade.

1.1 PESQUISA SOBRE APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO

A estatística é uma ciência muito importante para a administração, que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, está presente em quase todas as áreas de administração. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais a técnica estatística vem colaborando com os estudos organizacionais, a estatística foi de grande colaboração principalmente na área de gerenciamento e controle de qualidade, o processo estatístico surgiu como uma solução para os problemas de qualidade com foco no sistema de produção da organização. A estatística passou a ser usada para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica, gráficos e tabelas são apresentados para expor os resultados de uma empresa, seus dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. O objetivo da estatística é fornecer métodos e técnicas para que possa lidar com situações de incerteza, é a lógica para a solução de vários problemas para usar em vários setores.

A estatística nos permite fazer inferência sobre fenômenos de várias naturezas, inclusive financeiro, nos permite também fazer uma analise da vida da empresa, mercado financeiro, tendências e aceitação de produtos, controle de qualidade, etc.

É possível aplicar a estatística em diversas áreas da administração para que se possa fazer o planejamento, interpretação, sendo que o objetivo da estatística é a produção, e dar a melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, pode-se dizer também que a estatística é um ramo da teoria da decisão.

O objetivo da aplicação do controle estatístico de processo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar as particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, através de alguns dos principais tipos de gráficos de controle, tais como:

* gráfico de controle para observações individuais;

* gráfico da amplitude móvel;

* gráfico da média móvel exponencialmente ponderada

* gráfico da soma cumulativa.

O trabalho limita-se apenas a realizar análises estatísticas sobre os dados fornecidos para estudo e possivelmente construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pela empresa, acreditando na veracidade das mesmas, sem, no entanto desprezar toda e qualquer informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com