TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE FREELANCER

Trabalho acadêmico: CONCEITO DE FREELANCER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO DE FREELANCER 4

2.2 DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO 4

2.3 INOVAÇÃO NA GESTÃO 4

2.4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ORGANIZAÇÃO....................................7

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O tema proposto nos faz refletir o quanto o administrador contemporâneo deve ter uma percepção abrangente de todas as formas de modelo de emprego, para que assim, tenha opções de inovação e empreendedorismo.

Numa sociedade em que a grande maioria das pessoas, trabalham de forma tradicional (restrito ao espaço da empresa), surge um novo conceito para o trabalho que é o mercado de freelancer. Essa alternativa de emprego vem ganhando cada vez mais adeptos principalmente devido à flexibilidade nos horários e a atuação da profissão com independência, embora existam algumas desvantagens que serão abordados no decorrer desse trabalho.

Os exemplos clássicos desse mercado são: Fotógrafo, eletricista, cabelereiro e vários outros similares; porém uma tendência de crescimento muito atual está no mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música, dentre outros.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE FREELANCER

Freelancer, também conhecido no Brasil como freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que trabalha sem vínculo empregatício e que atua normalmente atendendo a demandas específicas no mercado. Pode se auto empregar em diferentes empresas ou, ainda, guiar seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.

Segundo Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas, ser um freelancer é, além de uma oportunidade para ingressar no mercado, uma opção de carreira. O profissional pode até trabalhar em casa enquanto ganha uma experiência que vai direto para o currículo. “É uma opção para quem acaba de sair da faculdade, e pode ser uma escolha de vida profissional”, explica.

2.2 DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO

Lançar-se como freelancer nos dias atuais, propicia um trabalho desafiador, pois é necessário que o mesmo seja um empreendedor com muita competência e seja bem mais disciplinado do que se fosse um empregado.

O maior desafio que um freelancer enfrenta hoje é justamente o fato de sua estrutura de trabalho se diferenciar de estrutura convencional (burocrática), devido à alta carga de impostos para legalização e também, por não ter uma renda mensal fixa, portanto, sem estabilidade financeira, como também os vários benefícios de uma carteira assinada. Além disso, em geral a organização não possui uma estrutura física e nem uma definição de horário para trabalho, diferenciando-se assim, das organizações burocráticas.

2.3 INOVAÇÃO NA GESTÃO

De acordo com o texto apresentado “Freelancers abrem espaços nas grandes empresas”, existem estimativas sem dados oficiais, de crescimento dessa gestão em vários países. Conforme observado nesse texto, essa tendência veio para revolucionar e inovar a forma de trabalho, conforme dados estatísticos de Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Roberty Half e do relato da Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.

Embora comentado no tópico anterior, dos imensos desafios desse tipo de gestão e das dificuldades expostas, ressalto que esse modelo de gestão “diferente”, é utilizado por empresas de “ponta” que são grandes exemplos de inovação e sucesso no que se refere à obtenção de resultado dos colaboradores, são elas:

a) IBM; A empresa é uma das poucas da área de Tecnologia da Informação (TI) com uma história contínua que remonta ao século XIX. Vem implantado um aspecto colaborativo e participativo de seus colaboradores, deixando a hierarquia e o controle, e mesmo assim, sendo uma referência mundial no pioneirismo do uso de redes sociais desde 2001.

b) GOOGLE: Empresa que foi fundada em 1996. Seu negócio é publicidade com base em pesquisas que oferece um serviço gratuito de termos de internet e vinculam os resultados das pesquisas à anuncios publicitarios, os chamados links patrocinados. Seu modelo de gestão é transformar o local de trabalho em lugar onde as pessoas gostem de passar a maior parte do seu tempo, criando novas formas de criar e produzir, tendo grande número de experiencias e intenso feedback entre os colegas. Sonecas após o almoço, massagens e jogos de video game durante o expediente de trabalho; parece até que não há aquela exigencia tradicional. O fato é que a empresa exige pelo que, 70% do tempo sejam dedicadas para a função principal; 20% para atividades correlacionadas e 10% para coisas pessoais.

c) FACEBOOK: É um site e serviço de rede social que foi lançada em 4 de fevereiro de 2004. Nessa empresa comandada pela “geração y”, os colaboradores são incentivados a serem auto gerenciáveis, ou seja, serem capazes de gerir a própria atividade, tendo autonomia com foco em resultados. Essa liberdade permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade e promovam a inovação com metas em curto prazo. Foi com essa nova visão de gestão que o empreendimento no Brasil triplicou seu faturamento em 2011.

2.4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ORGANIZAÇÃO

Esta gestão da inovação está sendo cada vez mais uma tendência que veio para ficar, por ter benefícios por parte do contratante. Os empregadores estão contratando freelancers sem a necessidade de ter despesas e compromissos com a contratação de colaboradores em tempo integral, barateando significativamente os custos. Muitas empresas também estão optando por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com