TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE LIDERANÇA

Resenha: CONCEITO DE LIDERANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Resenha  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 7

CONCEITO DE LIDERANÇA: É um fenômeno típico que ocorre em grupos e nas organizações. Ela é exercida com influencia interpessoal ou a alguma situação. A comunicação é um dos fatores mais importantes da liderança. Existe 3 tipos de liderança:

 Teoria dos traços de personalidade, Teorias sobre estilos de liderança, Teorias situacionais de liderança.

Traços de personalidade: é a mais antiga teoria que dizia capaz de caracterizas os lideres dentro delas: pessoais, emocionais e físicas que os identificavam os lideres de sucesso como: Habilidades de interpretar objetivos e missões / de estabelecer prioridades / planejar e programas atividades / facilidade de supervisionar e orientar / e saber delegar responsabilidades.

Existe duas criticas em relação a essa teoria uma é que as características de personalidade são medidas pouco precisa e essa teoria não considera a situação ex: inteligência, empatia, criatividade, entusiasmo e disposição de ouvir.

Teoria sobre estilo de liderança: è um estilo que interpreta a conduta do líder que provoque resultados finais e satisfação das pessoas. As principais abordagens são:

 Os três tipos de liderança

 A liderança centrada em pessoas ou em tarefas

 Grade Gerencial.

 Os 3 estilos de White e Lippitt: eles procurava verificar a influencia causada por 3 diferentes estilos em resultados e desempenhos e nos comportamentos das pessoas.

 São AUTOCRATICA / DEMOCRATICA E LIBERAL.

Autocrática: centraliza diretamente no líder – autoridade e decisões. Os subordinados não tem nenhuma liberdade de escolha. Esses liderados são geralmente são estressados, tensos, frustrados e agressivos. O líder é temido que só trabalha diante dele.

Liberal: Ele permite decisões dos subordinados e acaba sendo solicitado apenas qdo o grupo o convida. Nesse caso a qualidade e quantidade do trabalho é inferior com fortes sinais de individualismo, insatisfação, agressividade e pouco respeito ao líder.

Democrática: Lider comunicativo, encoraja a participação do grupo e se preocupa com o trabalho e com o grupo. O Lider é um facilitador para orientar o grupo ajudando na definição dos problemas e nas soluções coordenando atividades e sugerindo idéias.

LIDERANÇA ORIENTA POR TAREFAS / PARA PESSOAS

LIDERANÇA ORIENTADA POR TAREFAS: é aquela em que os resultados são imediatos, é tática e concentram os subordinados em cargos isolados, individualizados c/ procedimentos rotineiros, padronizados por regras e regulamentos. É uma liderança centrada exclusivamente no trb em conseguir atingir as metas pré-estabelecidos.

LIDERANÇA ORIENTADA POR PESSOAS: é um estilo que se preocupa com os subordinados, trb em equipe e deixa eles ciente das decisões.

Pesquisas revelaram que liderança por tarefa tem baixa eficiência dos subordinados, mas em prazo curto esse tipo de liderança pode promover resultados satisfatórios, porém no médio prazo a L por tarefa provoca insatisfação, rotatividade de pessoal, desperdícios, queixas e reclamações trabalhistas. Subordinados insatisfeitos geram menos ritmo de trabalho.

GRADE GERENCIAL: Significa um conflito na mente dos lideres entre preocupação com as pessoas e com a produção. (Produção / Preocupação / Pessoas).

“B CARE e Moleton”: Eles criaram uma grade onde Preocupação X Produção são aspectos e não mutuamente exclusivos.

SÃO 3 DAS TEORIAS PRINCIPAIS SITUACIONAIS DE LIDERANÇA: ESCOLHA DE PADRÕES DE LIDERANÇA / MODELO CONTIGENCIONAL / TEORIA CAMINHO-META.

Essas teorias procuram incluir a liderança no contexto ambiental em que ocorre levando em conta vários aspectos entre lideres, subordinados, situações, tarefas, objetivos e etc.

ESCOLHA DE PADRÕES DE LIDERANÇA: conforme “Baum e Schimit” considera que o líder um DEUS, escolhe os padrões mais adequados dentro de cada situação atual. Para eles é um fenômeno situciacional que se baseia em 3 aspectos:

Forças do Gerente: Motivação interna do Lider e outras forças que agem sobre ele

Forças nos Subordinados: Motivação externa fornecida pelo Lider e pelas outras forças qie agem sobre os subordinados.

Força da Situação: condições internas nas quais a liderança é exercida.

Diante destas o Lider pode escolher um padrão mais adequado para cada situação, trata-se de encontrar a sintonia certa.

FORÇAS NOP GERENTE  ESTILO SER ADOTADO FORÇAS NOS SUBORDINADOS

• Confiança nos Subordinados

• Tolerância

• Comunicação

• Autonomia

• Responsabilidade

• Conhecimento

TEORIAS SOBRE ESTILOS DE LIDERANÇA

- WHITE E LIPPITT { Autocratica / Democratica / Liberal}

- Liderança Orientada { Pessoas / tarefas}

- Grade Gerencia { Pessoas x Produção}

MODELO CONTIGENCIONAL FIEDLER: Ele desenvolveu um modelo de liderança eficaz, onde acredita que não existe um estilo único, acreditando que os modelos são situacionais valida para toda e qualquer situação que se baseia em 3 fatores situacionais: Poder da posição do Lider / Estrutura de Tarefa / Relação entre líder e membros.

1- PODER DA POSIÇÃO DO LIDER: Refere-se a posição ocup0ada pelo Líder e ao volume de autoridade atribuída a ele, independentemente de seu poder pessoal.

2- ESTRUTURA DA TAREFA: Refere-se a estrutura do subordinado, ou seja, seu trabalho e rotineiro e programado onde é um fator importante no estilo de liderança

3- RELAÇÃO ENTRE LIDER E OS MEMBROS: Refere-se ao relacionamento entre o Lider e os subordinados, sendo uma relação interpessoal,confiança e lealdade ou tbm sentimentos de desconfiança, deslealdade ou amizade entre ambos.

Qto maior os 3 fatores situacionais maior é a favorabilidade situacional para uma liderança eficaz, essas 3 combinadas podem favorecer diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com