TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DO PRODUTO

Projeto de pesquisa: CONCEITO DO PRODUTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITO DE PRODUTO

O que é um produto? Como ele é desenvolvido? Para responder essas perguntas devemos antes conceitua produto e entende seu processo de desenvolvimento. Esse trabalho tem como objetivo da uma definição para produto e explicar seu processo de desenvolvimento.

Antigamente quando se falava de produto as pessoas tinham uma visão simples de que era somente algo que se comprava em uma loja ou mercado, mas essa visão simples com o passar do tempo e com os avanços tecnológicos mudou, hoje produto não é só aquele objeto comprado na loja e sim algo, mas complexo.

No direito segundo Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor produto é qualquer bem móvel ou imóvel, material ou imaterial que pode ser durável ou não durável, já no marketing pode se definido como algo que pode satisfazer uma necessidade ou desejo, e pode ser tangível ou intangível, ou seja, o produto pode se físico como, por exemplo, um celular ou um serviço prestado.

Hoje além do bem tangível e o serviço podemos encontra como exemplo de produto lugares como roteiros turísticos, ideias como ideais políticos e religiosos e pessoas como atrizes e atores.

DESENVOLVENDO UM PRODUTO

Todo produto que esta no mercado passa por varias etapas e processos desde sua criação ate seu lançamento, segundo Valença, S. e Valença, L. (2004, p.3) o processo de criação de produto se divide em duas etapas, na primeira procura-se defini um problema, depois da definição do problema busca-se a solução que e transformada em um produto, nessa etapa iremos tenta busca uma nova oportunidade através da resolução de problemas do dia a dia onde também iremos ver se e viável a criação de um novo produto.

Na segunda etapa usamos o planejamento de marketing e analise de mercado e dos 4ps para lança o produto, nessa etapa e onde será feito todo um estudo de mercado, escolha do publico alvo, custo, criação de um protótipo, estratégias de venda, matéria prima que vai ser utilizada e preço para que o produto possa ser lançado no mercado.

CICLO DE VIDA DO PRODUTO

No mercado atual lança um produto esta cada vez mais difícil devido a alta concorrência o aumento do consumo e dos avanços tecnológicos, as empresas então para conseguir atender alta demanda de necessidades e desejos de consumo se vem cada vez, mas obrigadas a lança produtos novos em um período de tempo cada vez mas curto diminuindo assim o ciclo de vida dos produtos.

O ciclo de vida de um produto e divido em cinco estágios são eles:

• Desenvolvimento do produto: quando a empresa tem a ideai e começa a fazer estudos de mercado, avaliação de custos, criação de protótipos, etc. nesse estagio a empresa não tem nenhum tipo de faturamento, pois o produto ainda não foi lançado no mercado.

• Introdução: o produto e lançado no mercado, mas devido a custos de fabricação e os custo para lança o produto a empresa não tem lucro.

• Crescimento: período em que o produto tem grande aceitação do publico gerando assim lucro para a empresa.

• Maturidade: período em que as vendas do produto ficam estáveis, a empresa então começa a ter gasto para manter o produto no mercado diminuindo assim o lucro.

• Declínio: as vendas do produto caem tornando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com