TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS NA BASE DO PRODUTO INTERNO

Projeto de pesquisa: CONCEITOS NA BASE DO PRODUTO INTERNO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.097 Palavras (13 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO - 5º SEMESTRE

LILIANE FOGULARI RA 2306312991

ELIANE PACIFICO RODRIGUES FOUSTEL RA 3351572834

VERONICE SILVA RA 2637485034

ADRIANA JAQUELINE VIPIEVSKI 5738137540

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

PROFESSOR EAD. Mª RENATA M. G. DALPIAZ

PROFESSOR PRESENCIAL CARLOS SCHROEDER

PROFESSOR-TUTOR MA. RENATA M. G. DALPIAZ

JARAGUA DO SUL/SC

1/2013

SUMÁRIO

Introdução 3

Resumo 4

Desenvolvimento 5

Considerações Finais 17

Bibliografia 18

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa elaborar um Artigo Científico que compare o desenvolvimento econômico dos países do BRICS - Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul evidenciando a influência do bloco na economia mundial. Facilitando a compreensão de cenários e textos econômicos, conhecimento este, de suma importância para enfrentarmos os desafios do mercado de trabalho.

RESUMO

Este artigo tem por objetivo analisar o desempenho científico e compara o grau de desenvolvimento econômico dos países do agrupamento Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul (BRICS) a partir da análise de produção científica. Os procedimentos para odesenvolvimento deste artigo envolvem a visualização de cenários econômicos regionais, análise de literatura sobre o assunto, sistemas de inovação e a análise de indicadores de crescimento regional(IDH). O estudo identifica a evolução e amadurecimento dos sistemas de inovação selecionados nos BRICS a partir de indicadores científicos e verifica que as áreas agrárias são o segmento mais desenvolvido no Brasil e Índia, verifica o crescimento chinês e o declínio russo.

Palavras-Chaves: BRICS, IDH, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, ECONOMIA MUNDIAL

DESENVOLVIMENTO

CONCEITOS SOBRE PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) POR HABITANTE, ÍNDICE DE GINI, CURVA DE LORENZ E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH).

PIB: O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.

A fórmula para o cálculo é a seguinte:

A fórmula utilizada para calcular o PIB é: PIB=C+I+G+X+M

Sendo que:

C – Consumo Privado

I – Total de Investimentos no período

G – Gastos do Governo

X – Volume de Exportações

M – Volume de Importações

São medidas, a produção na indústria, na agropecuária, no setor de serviços, o consumo das famílias, o gasto do governo, o investimento das empresas e a balança comercial. Entra no cálculo odesempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços.

ÍNDICE DE GINI: é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tornasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. (PLT 278 – pg 34)

O coeficiente de Gini (ou índice de Gini) é um cálculo usado para medir a desigualdade social, desenvolvido pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912. Apresenta dados entre o número 0 e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda (onde todos detêm a mesma renda per capta) e um que corresponde a uma completa desigualdade entre as rendas (onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detêm toda a renda e os demais nada têm).

Gini mede o coeficiente através de pontos percentuais (que é igual ao coeficiente multiplicado por 100).

O gráfico acima representa a fórmula utilizada para se obter o coeficiente de Gini, cuja linha horizontal representa a porcentagem total de pessoas e a linha vertical, a porcentagem total da renda da região a ser calculada.

O índice de Gini é calculado a partir da área formada pela Curva de Lorenz e a linha de perfeita igualdade. Dividindo essa área a pela área de plena desigualdade, formada pela área do triângulo ABC, tem-se:

G=a/a+ß

CURVA DE LORENZ:A Curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partit da ordenação da população pela renda. Em termos práticos, para obter a Curva de Lorenz, seguem-se os seguintes passos:

a) Ordena-se a população por renda domiciliar per capita.

b) No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%.

c) No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

IDH: Foi desenvolvido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com