TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO E DEFINIÇÃO DE ÉTICA

Tese: CONCEITO E DEFINIÇÃO DE ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

Um grande desafio de um administrador é ter a responsabilidade de tomar decisões que compreendam questões éticas, sociais e empresariais envolvendo sistemas de Informação. A tecnologia, é a chave de sucesso para o desempenho de uma organização, mas ao mesmo tempo faz com que pessoas desobedeçam leis e tirem benefícios dos outros principalmente a privacidade. A busca por competitividade, pode levar empresas a cometerem equívocos, no que diz respeito ao uso de tecnologias para atingir seu público. A missão de cada empresa deverá ser o desenvolvimento de sua reputação com base em padrões éticos.

Sem dúvida a empresa, cuja imagem ética é reconhecida pelo mercado, tem vantagem em relação à outra cuja imagem foi lesada, por diversos problemas, como fraude, corrupção, invasão de privacidade, uso ilegal de dados e clientes ou outra causa que destrói a sua reputação. O código de ética em uma empresa torna-se vantajoso para os públicos com as quais interage, pois fortalece a imagem da organização, agregando valor a ela. Já que a ética passou a ser um fator de competitividade.

CONCEITO E DEFINIÇÃO DE ÉTICA

O termo “ética” deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando queninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

A ética pode ser considerada como um conjunto de valores e regras sociais que distinguem o que está certo do que está errado, ou seja, indicam quando um comportamento é socialmente aceitável ou não. Por outras palavras, uma atuação ética significa não mais do que respeitar os princípios morais da sociedade. Estes princípios morais constituem regras gerais de comportamento de grande importância para a sociedade que não podemser estabelecidas ou modificadas pelas decisões de indivíduos isoladamente ou pelos poderes instituídos. No plano empresarial, a ética tem a ver com a tomada de decisões de gestão, isto é, quais as escolhas efetuadas pelos gestores face a uma pluralidade de opções, tendo como plano de fundo a moralidade.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ÉTICA NOS NEGÓCIOS

Os primeiros debates sobre ética empresarial datam da década de sessenta, em países de origem alemãs, com o intuído de colocar trabalhadores com mais responsabilidades nos conselhos de administração das organizações, essa evolução teve continuidade nos anos 70 com a introdução do ensino da éticas em faculdades de Administração nos estados unidos, onde filósofos deram suas contribuição para o debate do tema ética. Com essas nova tendência os conceitos éticos direcionaram-se Para os negócios.

Uma grande contribuição para a discussão da ética foi nos anos noventa, onde surgiram as primeiras entidades que tinham como objetivo universalizar o conceito de ética. Daí surgiram instituições voltadas para o tema em todos os continentes. Nessa mesma época surgiram as primeiras pesquisas globais e a ética passou a ser inter-relacionada em três modos dentro das ambiente empresarial.

• A semântica : que é falar sobre ética

• A teoria: pensar sobre ética

• A prática: que vem a ser atuar eticamente dentro do ambiente dosNo fim do milênio o tema passou a ser a descrição do que vem a ser uma empresa ética. A boa empresa não é apenas aquela quer apresenta lucro, mas a que também oferece um ambiente moralmente gratificante, em que as pessoas boas podem desenvolver seus conhecimentos e também suas virtudes.

APLICAÇÃO DA ÉTICA NOS NEGÓCIOS.

O comportamento ético nos negócios é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com