TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE FROZBELS SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO

Resenha: CONCEITOS DE FROZBELS SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Resenha  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  277 Visualizações

CONCEPÇÕES DE FROEBEL SOBRE A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO

O alemão Friendrich Froebel no ano de 1837, criou o jardim-de-infância, pois considerava essa fase decisiva na formação das pessoas , para ele a criança tem um potencial que precisa ser despertado através de atividades praticas que tornem a aprendizagem mais prazerosa. Seu conceito se baseia na liberdade, ou seja, uma educação que se desenvolve espontaneamente, pois, sendo a mente da criança mais ativa, mais facilidade ela teria para receber novos conhecimentos.

Uma das contribuições de Froebel para a pedagogia moderna é a visão do homem como um ser dinâmico e produtivo, não um mero depósito de informações, como via a educação tradicionalista da época , onde o professor era o centro do processo e a criança somente ouvia, memorizava e respondia o que ele esperava. Froebel propôs uma educação baseada na utilização das atividades lúdicas, ou seja, o brincar , através dessas atividades despertaria o interesse do aluno para aprender e esse ato de brincar também oportuniza aos alunos a vontade de experimentar, buscar novos caminhos e conviver com as diferenças.

Foi o primeiro educador a utilizar o brinquedo como atividade na escola com o objetivo de ativar a mente das crianças e possibilitar brincadeiras criativas, que não deveriam ser apenas diversão e sim um recurso no caminho da aprendizagem.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com