TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECENDO AS DROGAS

Trabalho Universitário: CONHECENDO AS DROGAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 8

CONHECENDO AS DROGAS

As drogas acionam o sistema de recompensa do cérebro, uma área encarregada de receber estímulos de prazer e transmitir essa sensação para o corpo todo. Isso vale para todos os tipos de prazer – temperatura agradável, emoção gratificante, alimentação, sexo – e desempenha função importante para a preservação da espécie.

Evolutivamente o homem criou essa área de recompensa e é nela que as drogas interferem. Por uma espécie de curto circuito, elas provocam uma ilusão química de prazer que induz a pessoa a repetir seu uso compulsivamente. Com a repetição do consumo, perdem o significado todas as fontes naturais de prazer e só interessa aquele imediato propiciado pela droga, mesmo que isso comprometa e ameace a vida do usuário.

LSD

LSD, palavra alemã para a dietilamida do ácido lisérgico, uma das mais potentes substâncias alucinógenas conhecidas. O LSD, ou mais precisamente LSD25, é um composto cristalino, que ocorre naturalmente como resultado das reações metabólicas do fugo clavicepspurpurea. Na forma ativa do ácido lisérgico. Foi sintetizado pela primeira vez em 1943, pelo químico suíço Albert Hofmann, enquanto trabalhava, acidentalmente descobriu os seus efeitos, de que se tornou entusiasta até a morte aos 102 anos. Causa alterações sensoriais de variações inesgotáveis e imprevisíveis, um dado facilmente verificável em relatos da literatura médica de sua fase de testes iniciais adiante. O químico explorou importantes questões sociais que levaram á droga a completa ilegalidade na maioria dos países. Recentemente verificou-se um aumento do consumo do LSD, com a cultura de festa de musicas eletrônica chamada raives. Estimas que ainda ocorra muito o uso nos meios artísticos, intelectual e terapêutico. Os efeitos variam considerando, sobretudo o estado psicológico momentâneo e o contexto físico do indivíduo, podendo se agradáveis ou muito desagradáveis. As maiorias dos estudos apontam que “impurezas” na substância não são importantes, por serem inativas, e nas doses tradicionais (minúsculas) não há espaço para outros psicoativos. O LSD pode provocar ilusões, alucinações (auditivas e visuais), grande sensibilidade sensorial (cores brilhantes, percepção de sons imperceptíveis), sinestesias, experiências místicas, flashbacks, paranoia, alteração da noção temporal e espacial, confusão, pensamento desordenado, dilatação das pupilas, aumento da pressão arterial etc. Esses efeitos são atribuídos á alteração temporária do sistema nervoso central e não á ação da substância sobre a massa corpórea como um todo.

ECSTASY

Ecstasy

O ecstasy é uma substância psicoativa designada como 3,4 metilenodioximetanfetamina. Foi sintetizada pela empresa Merck em 1914, e é chamada droga de recreio ou de desenho, pois possui ação estimulante e alucinógena. É consumido injetado, inalado e por via oral. Apresentam-se como forma de pastilhas, comprimidos, barras, cápsulas pó.

Agem a nível cerebral, aumentando a produção e a diminuição da reabsorção da serotonina, dopamina e noradrelina. Seus efeitos surgem após vinte a setenta minutos, atingindo estabilidade em duas horas, pode agrupar efeitos da cannabis, das anfetaminas e do álcool. Os efeitos físicos são taquicardia, aumento da pressão sanguínea, secura da boca, diminuição do apetite, dilatação das pupilas, dificuldades de caminhar, reflexos exaltados, vontade de urinar, tremores, transpiração, câimbras ou dores musculares.

Quanto aos efeitos psíquicos, o ecstasy ocasiona sensação de intimidade e de proximidade como outras pessoas, aumento da comunicação, da sensualidade, euforia, despreocupação, autoconfiança e perda da noção de espaço. Em longo prazo podem ocorrer efeitos tais como lesões celulares irreversíveis, depressão, paranoia, alucinação, despersonalização, ataques de pânico, perda do autocontrole, impulsividade, dificuldade de memória e de tomar decisões.

CRACK

O crack são pequenas pedras de formatos irregulares, feito de uma mistura de cocaína em pó convertida em alcaloide pelo tratamento com um álcali ( amônia ou bicarbonato de sódio).

Com um efeito forte e rápido o crack faz com que o usuário aumente o consumo e a dependência em relação a droga. Apresar de ser feita da cocaína seu efeito e muito mais forte, em São Paulo uma pedra de crack chega a custar até R$ 15,00.

Uma pesquisa feita demostrou que 38,1% dos jovens já usaram crack e se envolveram em tráfico, e 47,6% apresentaram antecedentes e envolvimento com a polícia e prisão.

O tratamento depende muito de cada paciente e do nível de uso. O tratamento vai desde ambulatorial até a internação domiciliar ou em clínicas especializadas. A principal dificuldade é a fissura e a vontade que o usuário sente de usar a droga. O crack é a droga psicoativa que mais danifica o cérebro, porém, ela estimula o Sistema Nervoso Central (SCN), e quando consumida, geralmente em cachimbos, a droga age no organismo levando a fumaça diretamente aos pulmões ali, é imediatamente absorvida e transportada ao cérebro entre 05 e 12 segundos, causando efeito imediato, fazendo com que o usuário perca completamente o senso de julgamento e responsabilidade, tornando-se um viciado muitas vezes de uso imediato, por causa do seu poder viciante, a substância causa um desejo mental incontrolável pelo consumo, fazendo com que, após ser consumida a primeira dose, o pensamento volte-se unicamente para a obtenção da próxima.

O primeiro sintoma é o emagrecimento rápido e profundo causado pela falta de apetite e um acentuado desleixo pessoal. Depois, vem o abandono das responsabilidades e o furto de objetos ou dinheiro. Sinais físicos que também pode demonstrar o consumo do crack são queimaduras nas pontas dos dedos indicadores e polegares; lábios e rosto com bolhas ou marcas de queimaduras, causadas pela chama da combustão, de isqueiros ou fósforo que serve para acender os cachimbos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com