TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONJUNTURA ECONOMICA

Monografias: CONJUNTURA ECONOMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

1º) A leitura do primeiro parágrafo do texto nos remete ao entendimento prático do fluxo circular da renda. Explique seu entendimento sobre esse importante assunto da ciência econômica e inclua os elementos citados no texto para contextualizar seu funcionamento.

O Fluxo Circular de Renda (FCR) expressa às movimentações monetárias entre dois setores: (I) famílias que consomem bens e serviços e ofertam mão-de-obra e; (II) empresas que produzem os bens e serviços e empregam a mão-de-obra no processo de produção. A produção das empresas é vendida no mercado de bens e serviços em troca de moeda que as famílias possuem, pois recebem renda monetária. Esta renda é gerada pelo fato de as famílias trabalharem na produção de bens e serviços e receberem como pagamento salários. Relacionando o FCR com a problemática da escassez de engenheiros no Brasil, verifica-se que as empresas estão diferenciando-se no sentindo de atrair mais trabalhadores desde a universidade para que elas possam atingir uma maior produção e, consequentemente, uma maior receita, além, é claro, de enviar renda às famílias.

2º) O texto ainda cita o aumento no salário médio dos engenheiros. Como a lei da oferta e procura ajuda a explicar esse fenômeno? Há risco de inflação com esse processo? Comente sua resposta.

De acordo com a lei da oferta e da demanda – a qual relaciona as quantidades ofertadas e as demandadas com os preços –, no momento em que há carência (escassez) de engenheiros no Brasil, isto é, a quantidade de engenheiros no mercado é muito menor do que a quantidade demandada desses profissionais, os poucos engenheiros disponíveis têm seus salários aumentados graças ao equilíbrio de mercado. Este salário incomum dos engenheiros não caracteriza uma inflação, pois esta é definida pelo aumento sistemático dos preços gerais. Apesar disso, é possível que o salário dos engenheiros se comporte como uma espécie de agravante para o processo inflacionário, já que haveria um aumento da quantidade demandada sem um acompanhamento no crescimento na quantidade ofertada dos bens.

3º) A necessidade das Universidades estarem cada vez mais preparadas para educar as futuras gerações é alertada no texto. Na UNIFACS são proporcionados diversos projetos acadêmicos nas diferentes áreas de atuação. Dentre eles, merece destaque em relação ao tema proposto no texto o projeto Incubadora de Negócios Unifacs. Explique em linhas gerais o propósito e funcionamento deste projeto e comente sua importância em relação ao tema abordado no texto.

O propósito é apoiar a criação e o desenvolvimento de negócios inovadores, rentáveis, social e ambientalmente sustentáveis, por meio de programas e serviços próprios ou de parceiros, promovendo o uso intensivo de tecnologias e o desenvolvimento econômico e social do país. Funcionam oferecendo um conjunto de apoios e facilidades, capacitando os candidatos. Além de colaborar no desenvolvimento de um plano de negócio, de um protótipo do seu produto/serviço e provimento de condições necessárias ao funcionamento dos projetos selecionados. É importante, pois, permitem que o empreendimento possua a capacitação necessária, de forma célere, para atuar no mercado de forma competitiva. As ferramentas disponíveis ao empreendedor serão capazes de capacitá-lo, diante das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com