TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSCIENCIA MORAL

Dissertações: CONSCIENCIA MORAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

O termo consciência, em seu sentido moral, é uma habilidade, capacidade, intuição, ou julgamento do intelecto que distingue o certo do errado. Juízos morais desse tipo podem refletir valores ou normas sociais (princípios e regras). Em termos psicológicos a consciência é descrita como conduzindo a sentimentos já de remorso, quando o indivíduo age contra seus valores morais, já de retidão ou integridade, quando a ação corresponde a essas normas1 . Em que medida a consciência representa um juízo anterior a uma ação e se tais juízos baseiam-se, ou deveriam basear-se, somente na razão é uma tema muito discutido em toda a história da filosofia2 .

A visão religiosa da consciência a vê ligada a uma moralidade inerente a todos os seres humanos, a uma força cósmica benevolente ou a uma divindade. Os aspectos rituais, míticos, doutrinais, legais, institucionais e materiais da religião não são necessariamente coerentes com as considerações vivenciais, experienciais, emotivas, espirituais ou contemplativas sobre a origem da consciência3 . Sob um ponto de vista secular ou científico a capacidade de consciência moral é vista como de origem provavelmente genética, com seu conteúdo sendo aprendido como parte da cultura4 .

Metáforas comuns para a consciência incluem, entre outras, a "voz interior" e a "luz interior" 5 . Consciência é um conceito importante em direito, tanto nacional como internacional6 , cada vez mais aplicado ao mundo como um todo7 , foi muitas vezes inspiração de inúmeros atos nobres para o bem comum8 e foi muitas vezes tema em artes, sobretudo literatura, música e cinema9

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com