TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE COORDENAÇÃO E AÇÕES EFICAZES DO GOVERNO FEDERAL NO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

Por:   •  4/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE COORDENAÇÃO E AÇÕES EFICAZES DO GOVERNO FEDERAL NO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

É indubitável salientar que a falta de ações do governo ao combate do crime organizado causa grandes consequências a todos envolvidos com o Estado. O crime organizado tem como finalidade unir pessoas de maneira estratégica e estruturada para cometer delitos de larga escala, tendo como principal característica a cooperação ordenada das pessoas envolvidas. Diante desta situação tem como consequência o aumento da violência e prejuízo à economia nacional.

As entidades competentes são responsáveis pelo aumento dos índices de violência, pecando nas gestões de segurança e educação. Através disto é possível perceber que jovens sem o apoio devido do governo tendem como refúgio procurar auxílio na criminalidade, onde eles obtêm ganho financeiro imediato, esses jovens são facilmente manipulados, pois sem o apoio do Estado contribuem para a evasão escolar, tendo assim pouca preparação para a tomada de decisões responsáveis. Levando em consideração que conforme uma matéria feita pela Fundação Roberto Marinho “a cada jovem que não conclui a educação básica o país perde cerca de R$371 mil ao ano”.

Tendo em vista os fatos apresentados é notório que o crime organizado tem impacto direto à economia nacional, não somente pelo aumento da violência e evasão escolar, como também pelos custos indiretos, pois de acordo com dados da OMS “A maioria dos assassinados é jovem. Isso implica 40 anos de salário perdidos para a economia”, a partir disso é possível entender que a falta de medidas eficientes em combate ao crime organizado trás consequências grandiosas para a nação.

Dado o exposto, o Ministério da Segurança Pública juntamente com o Ministério da Educação deverão implementar políticas de segurança, controle e combate à evasão escolar, além de investir em ações sociais das Forças Armadas, onde os mesmos deverão fazer uma pesquisa de identificação e combate ao crime organizado. Com isso, é esperado que com o passar dos anos seja vista uma diminuição nos índices de criminalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com